A Prefeitura de Salto, por meio do Setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou trabalho de nebulização, popularmente conhecido como fumacê, na região do Jardim das Nações, entre as ruas Bulgária, Albânia e Romênia, em ação de combate ao mosquito da Dengue.
A Secretaria de Saúde reforça que, para a aplicação do fumacê, é necessário que no mínimo 80% dos imóveis abram para a ação do produto, que deve ser direcionado dentro das casas, onde o mosquito se aloja. Por isso, é extremamente importante a colaboração dos munícipes para possibilitar o acesso ao interior das casas.
As equipes do Setor de Controle de Endemias têm retornado regularmente em bairros críticos para buscar e eliminar criadouros. No caso de encontrar casas fechadas, é deixado um comunicado para que o munícipe entre em contato com a Zoonoses, a fim de viabilizar o retorno da equipe.
Ainda sobre a indispensável colaboração dos moradores, o Coordenador de Controle de Endemias da Zoonoses, Leandro Bernardes, ressalta que “é extremamente importante que os residentes estejam atentos no seu dia a dia. É indispensável que o morador faça o controle manual uma vez por semana, buscando focos na residência e eliminar onde está com água parada”.
Além dos trabalhos de busca ativa dos focos de mosquitos nas residências e a nebulização, a Secretaria de Saúde tem feito trabalhos contínuos de comunicação sonora através de carro de som; comunicação visual nas redes sociais e em espaços públicos; ações em conjunto com o Saae para emitir avisos nas contas de água; além de ter reforçado a equipe de Agentes de Endemias.
Para mais informações, o Setor de Controle de Endemias fica disponível para o contato do munícipe através do (11) 4029-4212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Floriano Peixoto, 1.132 – Vila Nova.