Prefeitura encerra ações do “Agosto Dourado” com palestra na Clínica Cecap

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, encerra a programação voltada a Semana Mundial do Aleitamento Materno – “Agosto Dourado”, com o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”. A programação foi elaborada pelo Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISM) e também pelo Programa Acalento que já desenvolve um atendimento voltado as mulheres gestantes. Na tarde de segunda-feira (26) a equipe de Saúde da Clínica Cecap realizou palestra para as gestantes e mulheres no período puerpério. Para o Prefeito Geraldo Garcia, “foi uma grande satisfação prestigiar esse programa que envolve tanto amor e que tive oportunidade de semear em seu início, em 2005. A amamentação é fundamental para a saúde da criança e precisa ser estimulada. ”
Para os enfermeiros da Atenção Básica a palestra facilita uma integração com as equipes, possibilitando parcerias para o desenvolvimento de ações nas Unidades. Durante os encontros, quatro pilares foram trabalhados pelos profissionais da saúde: Informar, Vincular, Envolver-se, Motivar.
A programação também teve como objetivo mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental, apoiar e promover a amamentação, divulgando a importancia do aleitamento, como é realizado durante todo o ano pelo Programa Acalento.
A palestra foi proferida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a população. As equipes de enfermagem também passaram por capacitação alusiva ao tema.