Nos dias 10 e 11 de agosto, dando prosseguimento ao projeto “Guardiã Maria da Penha”, firmado entre a Prefeitura Municipal de Salto e o Ministério Público de São Paulo, as promotoras de Justiça do Núcleo de Gênero (GEVID), doutoras Fabíola Sucasas Negrão Covas e Cristiane Camargo, ministraram palestra de capacitação para os servidores envolvidos no projeto.
Participam das atividades Guardas Civis Municipais de Salto e de Elias Fausto, assistentes sociais e funcionários dos CREAS, escrivães de polícia e membros do Ministério Público local, além de Léa M. Ribeiro, representante da Sociedade Civil.
O objetivo do “Guardiã Maria da Penha” é prevenir e combater a violência contra mulheres; monitorar o cumprimento das medidas protetivas; acolher e orientar as mulheres em situação de violência. Na prática, GCMs (Guardas Civis Municipais) de ambos os sexos foram capacitados, com base em suas aptidões pessoais e curriculares, para adotar as providências pertinentes no caso de descumprimento das medidas protetivas.
Outras ações de proteção
Para fortalecer a segurança das mulheres, a Secretaria da Defesa Social realizou recentemente outras ações como a destinação de viatura exclusiva para atendimento das mulheres vítimas de violência; implantação do “botão” do pânico, que será oferecido às mulheres com medida protetiva; além do aperfeiçoamento da Rede de atendimento da Secretaria da Ação Social para integrar esse projeto.