Prefeitura e IFSP marcam início de obras do Campus II da unidade em Salto

O início das obras do novo Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) em Salto foi marcado nesta quarta-feira (19), com a realização de uma solenidade. Nesta primeira fase, a obra será realizada em área uma de 4.580,72 m² e serão investidos R$ 11.579.910,02 (onze milhões, quinhentos e setenta e nove mil, novecentos e dez reais e dois centavos) estão liberados para o início da construção desta nova unidade.
O evento contou com a presença do prefeito Geraldo Garcia, do Magnifico Reitor do Instituto Federal, Eduardo Modena; do Pró-Reitor de Administração, Silmário Batista dos Santos, da diretora da Unidade, Karina de Souza, dos secretários de Governo, Gilmar Mazetto, da Educação, José Carlos Grigoletto, da Ação Social e Cidadania, Cristiane de Souza Vitório, de Esportes e Lazer, Eliano Apolinário de Paula, e do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, e da Defesa Social, Redcliff Sierra. A solenidade também foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e dos vereadores: Lafaiete Pinheiro dos Santos, José Benedito de Carvalho (Macaia), Edemilson Santos, Márcio Conrado, Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino.
A obra será executada pela empresa H2Obras Construções, com um prazo de 450 dias.
Para o chefe do Executivo, Geraldo Garcia, a cerimônia marcou por todo esforço realizado a fim de conseguir trazer mais a nova sede do Campus do IFSP para o município. “Este dia é muito importante para a história da nossa cidade e do Instituto Federal. O processo para a construção dessa unidade é resultado de todo um esforço desta administração e do Instituto que culminou com a busca de recursos para a construção da nova sede. Esta área já estava pensada para o IFSP e agora começa a tomar forma”, destacou o Chefe do Executivo.
O prefeito também fez um agradecimento especial ao Dirigente Regional de Ensino de Itu, em relação ao processo de municipalização da então escola estadual Profa. Maria Constança de Miranda Campos, para atender mais alunos e possibilitar a criação de novos cursos do Instituto.
Para a diretora da unidade, Karina Souza, a solenidade representa uma vitória para a comunidade e cada um que contribuiu para que a obra fosse iniciada. “Esta é uma forma de honrarmos o esforço que todos que antecederam e que agora são ações que refletem o trabalho orientado ao bem coletivo”, disse.
Durante o evento foi realizado o fechamento de uma Cápsula do Tempo. Estudantes da Instituição, autoridades e sociedade civil enviaram mensagens, fotos e materiais para compor a cápsula que será aberta em 10 anos.

Breve histórico

Para que a vinda do novo Campus do IFSP acontecesse, a atual administração realizou uma série de encaminhamentos, junto ao governo do Estado e da União. Dentre eles, a recuperação do prédio da Abadia e a primeira municipalização da escola estadual, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara do Vereadores, da antiga Escola Estadual Maria Constança de Miranda Campos, no Vila Flora, devido a subutilização por falta de pessoas em idade escolar na região. Com a medida, a estrutura pode abrigar o segundo campus IFSP, provisoriamente. Com urgência em ampliar a sua infraestrutura na região, a medida teve reflexos imediatos, visto que o campus atual não oferecia quadra de esportes.
Diante de toda essa iniciativa, a transferência do IFSP para o prédio da Abadia de São Norberto, que também já foi cogitada no passado foi descartada, devido ao valor desta mudança ser elevado demais para o Instituto Federal.

   

Compartilhe esta notícia: