A Prefeitura de Salto, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania, recebeu convite do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – para participar do Projeto “Ubuntu”. O Projeto tem por finalidade promover a acolhida, a integração e o levantamento de potencialidades, bem como o perfil do grupo de imigrantes haitianos, oportunizando a oferta de atividades socioculturais, de princípios de geração de trabalho e renda com vistas a redução das vulnerabilidades sociais e melhoria da qualidade de vida dos participantes, que residem no território de atendimento do IFSP – Campus Salto e atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, vinculado à Secretaria de Ação Social do município de Salto. No processo de desenvolvimento do projeto será possível ofertar oficinas que envolverão as categorias trabalho, relações de gênero e cultura afro-brasileira.
A expectativa é de que a comunidade haitiana atendida possa, ao final do projeto, perceber-se mais integrada à cultura afro-brasileira, apropriada socialmente para o enfrentamento de situações raciais e de gênero inerentes ao contexto brasileiro e em contraste com a cultura originária, conhecedora de seus direitos sociais, com forte sentimento de pertença e em condições de desenvolver e ampliar o seu potencial para o mundo do trabalho e empreendedorismo.
O projeto será executado com a colaboração de servidores do IFSP Salto, do Coletivo ColoreAfro, que já possui projetos em andamento no que concerne as relações étnico-raciais, e o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial da Região de Sorocaba – FORPIR/Sorocaba.
No último dia 29 de outubro, no Cras Jd. Saltense houve um primeiro encontro para explicar o projeto aos participantes. O número de encontros, dias e horários ainda serão definidos conforme possibilidades da comunidade, para que haja maior abrangência de beneficiários do Projeto.