Prefeitura deve economizar até R$ 500 mil por ano com redução de impressões e uso de papel

O novo sistema diminuirá a tramitação de processos físicos, gerando redução de custos e maior eficiência na rotina interna

A partir desta quarta-feira, 7 de fevereiro, a Prefeitura de Salto passa a adotar um novo sistema que reduzirá o uso de papel e impressões nas rotinas internas. O serviço será oferecido pela 1Doc, empresa especializada em digitalização do setor público e privado, e estima-se uma economia potencial de até 500 mil por ano aos cofres municipais, conforme dados da empresa, já considerando o abatimento do valor do contrato.

Os benefícios da digitalização podem ser traduzidos diretamente na redução de tramitação de processos físicos e dos custos inerentes, como papel, toners, luz, água, etc. Além disso, a política de governo digital traz ganhos para o meio ambiente, potencializando o desenvolvimento sustentável do município.

O serviço também proporcionará maior eficiência na rotina interna, que passa ocorrer via plataforma digital, agilizando fluxos de trabalho, rastreabilidade e controle de prazos. O sistema facilitará a tramitação de memorandos, circulares, alvarás, documentos de licitação, entre outros.

A economia também reflete na redução de despesas com combustível, desgastes de veículo e transporte, haja vista que muitos processos vêm de Secretarias e departamentos instalados fora do Paço Municipal, sede da Prefeitura de Salto. Além disso, serão reduzidos custos com assinatura digital dos usuários, uma vez que já está incluída nesse novo sistema.

Para a adequação à nova plataforma, os servidores públicos da prefeitura receberam treinamento oferecido pela própria 1Doc, que disponibiliza vídeos explicativos e avaliação final. Além disso, haverá outras 4 aulas de treinamento e suporte para dúvidas.

O contrato entre a Prefeitura de Salto e a 1Doc tem duração de 12 meses, com investimento de R$ 58.750,00 (cinquenta e oito mil, setecentos e cinquenta reais) mensais.

Click Salto: aplicativo reunirá serviços públicos

A Prefeitura de Salto também trabalha para oferecer a digitalização das solicitações dos munícipes, via aplicativo já em desenvolvimento, chamado “Click Salto”, e que será compatível com o sistema da 1Doc. Estarão disponíveis solicitações como podas de árvores, segundas vias de boletos de IPTU, abertura de empresas, alvarás de construção e muito mais.

Fotos por Édy Rodrigues/ Prefeitura de Salto