Prefeitura desenvolve projeto “Inteligência Emocional na Escola” com alunos do Cemus V

O projeto ainda trabalha o tema com pais e professores

Abordar de forma educativa e orientação sobre questões de saúde emocional. Estes são os objetivos do Projeto “Inteligência Emocional na Escola”, desenvolvido na unidade escolar Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”, no bairro São Judas Tadeu, em Salto.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, começou a trabalhar o tema com pais, alunos e professores no início deste mês. A ideia é a capacitação de professores, para desenvolver as atividades junto aos alunos, integração dos pais com o acompanhamento das atividades e participação nas palestras oferecidas pelo Projeto.
Os alunos de 6º a 9º ano terão encontros semanais, sempre às sextas-feiras, durante todo o segundo semestre, onde temas sobre bullying, depressão, sentimentos e os demais assuntos sobre saúde emocional serão abordados e trabalhados na sala de aula.
“É importante trabalhar todo o conjunto e não somente o aluno em sala de aula. Essa interação entre pais, alunos e professores é essencial para a compreensão do projeto”, afirma a secretária da Educação, Fernanda Barbutto, que ainda declara “não basta garantir a qualidade de ensino dos nossos alunos, mas a saúde emociona também, que eles estejam bem confiantes, alegres e emocionalmente estáveis e seguros”.
Os professores passaram por uma capacitação com a coach Carina Cardarelli, onde os sentimentos e emoções foram trabalhados por meio de atividades educacionais. “Essencial que cada um entenda a forma que o outro sente uma situação e vivência um sentimento e, portanto, reage de uma forma. E entender essa reação é essencial para lidar com a saúde emocional”, garante Carina.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão também participar das palestras em algumas ocasiões, seguindo o cronograma agendado.