Prefeitura de Salto realiza limpeza dos bueiros no Jardim Santa Cruz

O serviço era um compromisso com a população para minimizar os danos causados por enchentes

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta terça-feira (28), os serviços de limpeza e desobstrução dos bueiros do Jardim Santa Cruz. A medida era um compromisso assumido pelo Prefeito Geraldo Garcia, em reunião que apresentou o projeto de drenagem para o bairro no início do ano; e assim minimizar os danos causados pelas enchentes.
Os serviços compreendem a limpeza e desobstrução, inspeção da rede por televisionamento, relatório de diagnóstico e prognóstico, que serão realizados nas ruas: Avenida Princesa Isabel, Avenida Cásper Líbero, Rua Amador Bueno, Avenida Ana Nery, Rua Domingos Luiz Cabral, Rua Bartolomeu Bueno da Costa e na travessia da Marechal Rondon.
“Este era um compromisso que assumimos com a população deste bairro. Pela primeira vez está sendo realizado um amplo projeto que busca solucionar o problema de enchente em algumas vias do Jd. Santa Cruz. Agora, estamos buscando recursos para que este projeto seja aplicado. A limpeza dos bueiros era a primeira etapa e está sendo realizada nesta semana”, disse o Chefe do Executivo.
Além da limpeza, os profissionais realizam a desobstrução por meio do caminhão hidrojato, que com equipamentos de alta pressurização, retiram os objetos que estão obstruindo a rede.
Nesta terça-feira (20), os serviços foram realizados na travessia da Marechal Rondon e na Rua Amador Bueno. Durante a limpeza foram encontrados diversos materiais que poderiam ter sido encaminhados para a reciclagem, ou para o descarte correto; como: colchões, material plástico, restos de construção, galhos, madeiras e outros.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alaor Nogueira Ourique de Carvalho, a limpeza por meio do caminhão hidrojato é eficaz, no entanto, é de suma importância a colaboração da população para que a rede não seja obstruída por materiais diversos. “A rede não foi projetada para receber materiais sólidos, por isso, a colaboração da população é muito importante, evitando que lixos e entulhos cheguem até os bueiros e causem entupimentos e obstrução da rede. Isso acaba prejudicando o escoamento da água”, destacou o secretário.
Por isso, além de todo o trabalho, o Executivo reforça com a população para que utilize os ecopontos do Jd Santa Cruz e do Salto Ville, que atendem a região, para o descarte correto dos materiais.