Prefeitura de Salto realiza atividades do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Salto, por meio das Secretarias da Saúde e da Educação, vem realizando diversas atividades do Programa Saúde na Escola, nas unidades de ensino da rede básica da cidade. A adesão do município ao programa teve início no último ano, e deverá alcançar mais de nove mil alunos das redes municipal e estadual.

A equipe formada por agentes comunitários da saúde, dentistas, enfermeiros e agentes de controle de vetores percorrem as unidades com palestras, ações, brincadeiras e orientações aos alunos.

Para o ciclo 2017/2018 estão previstas ações em 12 escolas que deverão receber durante o ano, atividades relacionadas ao combate ao mosquito aedes aegypti; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; entre outras.

Ainda, o programa prevê a promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor; verificação da situação vacinal e a promoção da saúde auditiva e ocular, com a identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Na última semana, a unidade educação do Cemus VII – “Profª Maria Jesuína Nascimento de Moraes” recebeu a equipe de controle de vetores, para uma apresentação teatral que reforçou junto aos estudantes, a necessidade do combate à dengue.

“O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituída para promover saúde e educação integral. No município a adesão foi realizada há alguns anos e repactuada nesta gestão, nas escolas que fazem parte da área com cobertura de Estratégia Saúde da Família, presente em seis unidades básicas de saúde”, conforme explicou o secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale.