Neste período de chuva é fundamental conscientizar a população com dicas simples mas importantes de como não deixar água acumulada
A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Saúde, através do Departamento de Zoonoses prossegue com as ações de controle do mosquito transmissor da dengue neste mês de fevereiro. As operações contra a proliferação do Aedes Aegypti acontecem durante todo ano, mas em época de chuva se faz necessário a intensificação.
Ao menos 57.485 casos foram notificados ao Ministério da Saúde em 2020 (quase a metade deles apenas na última semana registrada pelo boletim epidemiológico do órgão, de 18 a 25 de janeiro). O número é levemente superior ao mesmo período do ano passado e quase o triplo do mesmo período de 2018. A situação que já é preocupante ainda pode piorar, visto que historicamente o pico da dengue costuma ocorrer no mês de abril, em razão do período chuvoso.
Várias cidades do Estado como Sorocaba, Lorena e Ribeirão Preto já decretaram epidemia por apresentarem uma curva acima do limite da tendência de casos notificados por várias semanas consecutivas. Sorocaba quase dobrou o número de casos observados no mês de janeiro somente na primeira semana de fevereiro, passando de 104 para 190 notificações.
Tendo em vista a necessidade de estar em alerta, é que a Vigilância Epidemiológica de Salto, com objetivo de vistoriar as residências, comércios e conscientizar os moradores quantos aos cuidados com a prevenção, tem intensificado o trabalho nas ruas.
Confira as orientações para evitar que o mosquito da dengue se prolifere.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.