A Prefeitura de Salto inicia na próxima semana as melhorias na sinalização viária em diversas ruas do município. As obras começam pela Rua Japão, no Jardim das Nações e também serão realizadas na Rua Nove de Julho, General Glicério, Rodrigues Alves, Marechal Deodoro e Avenida dos Trabalhadores.
As obras de melhorias fazem parte do convênio entre o município e o governo do estado de São Paulo, por meio do Detran. Ao todo serão investidos R$ 552.618,33 (quinhentos e cinquenta e dois mil, seiscentos e dezoito reais e trinta e três centavos) e a empresa responsável pela obra será a Sinalronda Sinalização Viária e Serviços Ltda.
As medidas fazem parte de uma série de ações que a Prefeitura realizará para melhorar a segurança de pedestres, bem como a fluidez no trânsito, especialmente na região central. As mudanças foram definidas a partir de um estudo realizado pela Administração municipal, baseado em dados do sistema Infosiga, que apontou as áreas de maior incidência de acidentes de trânsito. No estudo, essas áreas são indicadas como zonas de calor. As ações fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
Em uma das etapas da obra, a Rua Nove de Julho receberá novas plataformas de acesso para o transporte urbano. Com a plataforma, os usuários do transporte urbano terão mais comodidade no acesso ao coletivo, além de facilitar a passagem de pedestres pela calçada. A obra nesta via prevê também a revitalização da sinalização horizontal e vertical nos cruzamentos, instalação de semáforos para pedestres, com botoeiras nos cruzamentos das vias, além de semáforos para veículos nos cruzamentos da Rua General Glicério e Rua Rodrigues Alves.
Os demais pontos receberão revitalização da sinalização horizontal e vertical e semafórica nos cruzamentos. As obras serão realizadas no período noturno, para não interferir no trânsito das vias.
Além das mudanças na sinalização, a Prefeitura de Salto deverá realizar um trabalho de conscientização na população com campanhas educativas voltadas aos condutores e pedestres, e às crianças nas escolas municipais, em relação às responsabilidades de todos no desafio de reduzir o número de mortes no trânsito.
Dados Infosiga
De acordo com o Infosiga, base de dados com informações de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo, 51% dos acidentes registrados em Salto acontecem em vias municipais. Em 2015, o município registrou 8 (oito) mortes em decorrência de acidente de trânsito. No ano de 2016, o número registrado foi de 9 (nove) mortes. Já em 2017, foram 2 (duas) mortes pelo mesmo motivo. No acumulado deste ano, o município registra 3 (três) óbitos em decorrência de acidentes de trânsito.
Atualmente, mais de 73 mil veículos estão registrados no município. Nos últimos cinco anos, a cidade registrou um aumento de 23% nesse número.
Dessa forma, foi definido como prioridade a melhoria na sinalização nas vias com maior incidência e gravidade dos acidentes. Para reduzir o número de acidentes envolvendo pedestres, serão implantados canteiros centrais nos locais onde há essa possibilidade, semáforos, botoeiras, grupos focais para pedestres.
Compartilhe esta notícia: