Prefeitura de Salto inicia acolhimento de pessoas em situação de rua

Dando continuidade às ações em prol das pessoas em situação de rua é que a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Ação Social e Cidadania, iniciou na segunda-feira (8), o acolhimento para esta população, na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
A medida considera a exposição dessa população às baixas temperaturas, a chegada do inverno e também a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. Preocupado com a situação, o Prefeito Geraldo Garcia havia iniciado nos últimos dias um plano para discutir como o acolhimento poderia ser realizado neste período.
As pessoas em situação de rua de Salto, que são referenciados no Creas e frequentam regularmente os serviços do espaço, serão acolhidas diariamente a partir das 18h no Creas. A estrutura está sendo montada respeitando as condições de higiene, distanciamento e cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19. O local terá capacidade para atender até 30 pessoas, cada um em com um abrigo (barraca) especifico, onde terão condições de cuidar da higiene pessoal, receberão alimentação e local para dormir. No dia seguinte, após receberem o café da manhã, o espaço será fechado e reabrirá diariamente às 18h.
Esta ação não é isolada, conforme destaca o Prefeito Geraldo Garcia. “Este serviço de acolhimento atenderá a população de rua de Salto de forma humana e digna. A medida, mesmo que provisória é uma ação importante que se junta a outras iniciativas voltadas às pessoas em situação de rua”, destacou.
As pessoas em situação de rua do município são constantemente acompanhadas e recebem orientações, com atendimentos regulares, com local para higienização de roupas, banho e alimentação.
A iniciativa da administração municipal envolve a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Defesa Social, Guarda Civil Municipal e Coordenadoria da Defesa Civil, assim como organizações sociais que já realizam este tipo de trabalho no município.

Compartilhe esta notícia: