Prefeitura de Salto inaugura segunda unidade do CEMAEE

Na última sexta-feira, 4 de agosto, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou a unidade II do Centro de Educação Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE), localizado na Rua José de Arruda Sontag, 214 – Jardim Sontag.

O imóvel foi adquirido pela Prefeitura e passou por adequação contando, agora, com 4 salas de atendimento, copa para funcionários, sala de reunião, pátio para atividades, espaço para oficinas, salas para coordenação/secretaria, 4 sanitários, sendo um acessível e área gramada para atividades externas.

O CEMAEE tem o objetivo de ofertar atendimentos interdisciplinares de apoio à escolarização de estudantes com necessidades educativas especiais. O serviço conta com profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia Educacional, Psicopedagogia Clínica, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

Durante a cerimônia de inauguração, representando as famílias dos alunos da Educação Especial, foram homenageadas as mães e avós Maria Aparecida Silva Lima, Bárbara de Souza Pereira Andrade, Thais Christina Lemos Bastos dos Santos e Laura Maria de Jesus Franco.

Estiveram presentes prestigiando o evento, o prefeito Laerte Sonsin Jr; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação (SDETTI), Edemilson Santos; a secretária de Educação Anna Noronha; além dos vereadores Fábio Jorge e Henrique Balseiros.

Oficinas Educacionais e Projeto Talentum

Em 2023, o CEMAEE criou e vem executando o projeto de Oficinas Educacionais, formadas pela oferta de atividades de musicalização, atividades recreativas adaptadas, atividades educativas funcionais e ensino de LIBRAS para ouvintes.

Na cerimônia, os alunos das Oficinas Educacionais se apresentaram por meio da interpretação do Hino Nacional em Libras; a apresentação da Orquestra de Papel, utilizando como recurso musical a folha de sulfite e o movimento das mãos; além da música “Fico assim sem você”, cantada pelos alunos para expressar a oralidade, comunicação e os sentimentos através das vozes, pandeiro e os movimentos.

Vale destacar que, também nesse ano, teve início o Projeto TALENTUM que tem o objetivo de observar, acompanhar e identificar estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na rede municipal de ensino.