Prefeitura de Salto faz a antecipação da agenda de exames neste sábado

A Prefeitura de Salto realiza, neste sábado (3), a antecipação da agenda de exames laboratoriais para pacientes da rede básica de saúde. A medida foi anunciada em coletiva de imprensa, na manhã de quarta-feira (31), pelo Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale Filho. A ação vai acontecer no Centro Integrado de Saúde da Mulher, que fica na parte de trás do Hospital Municipal Nossa Sra. do Monte Serrat. Depois desse dia, a realização de exames será intensificada em todas as unidades de saúde do município.

Serão convocados por telefone para a antecipação em torno de 190 pacientes de dez unidades básicas de saúde (UBSs), cujos exames estão mais atrasados. A coleta começa às 7h e se estende até às 9h. Aproximadamente 15 funcionários, entre técnicos de enfermagem e equipe da Secretaria da Saúde, estarão trabalhando neste dia.

O secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale Filho, informou que a ação poderá resultar na realização de 20 mil a 25 mil exames, com um investimento de R$ 100 mil. “A antecipação dos exames será feita de forma sincronizada com as consultas agendadas pela rede básica. Desta forma, a fila de espera será reduzida e o tempo de realização dos exames poderá ser menor”, disse.

Ainda de acordo com Dr. Flávio, a antecipação corresponde aos exames de hemograma, urina, glicemia e colesterol, em sua maioria. Os funcionários da Saúde foram orientados sobre a mobilização do município para antecipar a agenda de exames laboratoriais. Essa iniciativa ocorrerá durante todo o mês de junho para ampliar e melhorar o atendimento aos munícipes.