Prefeitura de Salto e SAAE iniciam realização de processos licitatórios por pregão eletrônico

A modalidade traz mais transparência e possibilita maior economia à Administração municipal

A Prefeitura de Salto e o SAAE de Salto iniciaram a realização de processos licitatórios na modalidade pregão eletrônico, através da internet. A medida se integra a várias ações para dar mais transparência aos processos licitatórios municipais, conforme determinação do Prefeito Geraldo Garcia.
A modalidade tem por objetivo principal aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório, permitindo a participação de maior número de empresas, fornecedores e prestadores de serviços até de outros municípios e estados.
“Esta iniciativa faz parte de todo um trabalho que torna os procedimentos internos ainda mais transparentes, especialmente os processos de licitações do município, gerando economia aos cofres públicos”, destacou o Chefe do Executivo.
O sistema, baseado no decreto municipal 84/2020 e na lei federal 10.520/2002, é feito por convênio gratuito com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBMNet). Além da divulgação própria por meio de seu site e do Diário Oficial Eletrônico do Município e do Estado, o site tem abrangência nacional.
A Secretaria da Administração, responsável pelos processos licitatórios, já realizou três pregões eletrônicos neste ano para a área da Saúde, com a aquisição de ambulâncias, insumos para Saúde e medicamentos. Nos três procedimentos, a economia foi de aproximadamente R$ 250 mil. “É uma modalidade ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes. Outros dois processos, também na Saúde estão em andamento e devem gerar ainda mais economia ao município”, destaca a secretária da Administração, Monique Neves Vidal.

SAAE implanta pregão eletrônico e economiza R$ 77 mil em compra de uniformes
O mesmo tem acontecido no SAAE de Salto, com a implantação deste procedimento há cerca de um mês.
A medida, além de trazer segurança aos servidores que acompanham a licitação e aos participantes, também permite a participação de muito mais empresas, ampliando a chance de economia para a Autarquia. Exemplo disso é citado por Pérsio Augusto de Paula, superintendente, da compra de uniformes para os servidores do SAAE, que gerou a economia de R$ 77 mil, com uma empresa do Paraná tendo vencido a disputa eletrônica. “A empresa ofereceu os produtos por R$ 79 mil e o teto máximo previsto por nós era de R$ 156 mil. A economia foi de quase 50%”, explicou.
O SAAE já realizou, nas últimas semanas, três pregões eletrônicos e há duas licitações em andamento, com realização do pregão nos próximos dias. A plataforma utilizada pela Autarquia é a Bolsa de Licitações do Brasil (BLL).
Internamente, a medida adotada permite ao SAAE evitar aglomerações, proteger seus servidores e os empresários que participariam presencialmente, amplia o número de empresas participantes, gera competitividade e amplia a economia.