Prefeitura de Salto e Instituto Biológico de Campinas dão continuidade às ações em combate ao carrapato-estrela

Em continuidade às ações em combate ao carrapato-estrela, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e o Instituto Biológico de Campinas realizam na segunda-feira (5), o treinamento das equipes responsáveis pelo monitoramento da população de carrapatos, com o pesquisador Dr. Paulo Sampaio.

O treinamento foi realizado na empresa Toyobo do Brasil. O Prefeito Geraldo Garcia esteve na abertura do treinamento e ressaltou que esse problema é vivido em outros municípios e que Salto é pioneira ao encontrar caminhos para enfrentar essa realidade. “Vivemos em uma região ladeada de rios e lagos o que propicia esse quadro. Nossa expectativa com relação a essa experiência é a melhor possível e quem sabe, a cidade possa ser um modelo para outras que enfrentam o mesmo problema”, destacou o Chefe do Executivo.

O treinamento teórico-prático discutiu as ações para monitoramento de populações de

amblyomma em zonas rurais, peri-urbanas e áreas verdes. Ainda houve uma discussão sobre a febre maculosa brasileira, controle integrado e biológico, manuseio de armadilhas, além do aplicativo para marcação dos pontos de amostragem em campo. O treinamento acontece com a participação de cerca de dez servidores municipais que serão multiplicadores. Para o secretário do Meio Ambiente, César Piva. “É uma alegria concretizar esse treinamento que deve resultar positivamente nossa expectativa. Inicialmente vamos aprender a fazer a coleta apropriada dos carrapatos dentro da empresa Toyobo, que nos oferece toda a infraestrutura, para em breve aplicar esse conhecimento nos parque e lagos do município”.

Compartilhe esta notícia: