Prefeitura de Salto assina contrato para manutenção das escolas municipais

A iniciativa trará mais autonomia, padronização e mais qualidade aos serviços

Com o objetivo de garantir melhor qualidade aos serviços de limpeza oferecido nas escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Salto assinou nesta semana, o contrato com a empresa que será responsável pela manutenção e limpeza das unidades.
A assinatura foi realizada no gabinete do Prefeito Geraldo Garcia, acompanhada do secretário de Governo Gilmar Mazetto, da secretária da Educação, Fernanda Barbutto, da secretária da Administração, Monique Vidal e do gestor de cliente, representante da empresa Gota Limpa Produtos e Serviços de Limpeza, Samuel Pedroso e a sócio administradora, Marilene Pedroso.
A contratação de uma empresa especializada no serviço trará mais autonomia garantia do quadro efetivo completo, padronização e mais qualidade aos serviços oferecidos, conforme destaca a secretária da Educação, Fernanda Barbutto. “Além da limpeza, serão realizados os serviços de conservação e desinfecção nas instalações prediais, com a disponibilidade de mão de obra, materiais e equipamentos por parte da empresa. Com isso, os serviços serão padronizados e trarão mais autonomia à Administração para atender as demandas, além de garantir um ambiente acolhedor aos nossos alunos”, disse.
Outro fator é a economia aos cofres públicos. Em um levantamento realizado pela Secretaria da Educação, o município desembolsava R$ 4,1 milhões / ano para a manutenção nas 47 unidades de ensino, considerando folha de pagamento, insumos, material de limpeza e outros.
Com o contrato assinado nesta semana, o custo em 12 meses, ou seja, em torno de R$ 6.400,00 por unidade / ano, gera uma economia de R$ 529.626,83 / ano, aos cofres públicos. Contribuem para essa redução, a previsão em contrato do fornecimento de material de limpeza, que passa ser realizado pela empresa contratada, além dos custos com serviços contábeis e mão-de-obra.
Além da otimização dos serviços, a economia aos cofres públicos foi um dos pontos destacados pelo Prefeito Geraldo Garcia, durante da reunião. “Oferecer um ambiente saudável aos alunos, com um ambiente escolar adequado, limpo e bem cuidado é o nosso principal objetivo. Avaliamos e com este contrato será possível oferecer esse pacote com muito mais economia aos cofres públicos”, destacou o Prefeito Geraldo Garcia.
O valor total do contrato é de R$3.621.129,72(três milhões, seiscentos e vinte e um mil, cento e vinte e nove reais e setenta e dois centavos), com vigência de 12 meses. A empresa contratada também iniciou nesta semana os processos de chamada, entrevista e contratação dos funcionários que irão realizar os serviços. O Executivo acredita que nas próximas semanas os trabalhos nas unidades devam iniciar.

Servidores municipais
Os serviços de limpeza e manutenção das escolas municipais eram realizados pelos servidores municipais do quadro geral da Prefeitura – auxiliares de serviços gerais –lotados na Secretaria da Educação. Com o contrato, os servidores serão realocados para os demais departamentos da Prefeitura, que também necessitam deste serviço. A distribuição dos servidores está a cargo da Secretaria da Administração e a ação deve reforçar os serviços em departamentos que apresentam a demanda desses profissionais.
Nesta sexta-feira (10), as Secretarias da Educação e Administração – através do Espaço Servidor – realizaram um encontro com os servidores municipais, para explanação do processo de realocação para os demais setores da administração municipal.
Durante o encontro, foram explicados os procedimentos para alocação dos profissionais em novos departamentos.