Prefeitura atende 160 pessoas para testes rápidos de sífilis

 

Este mês também traz a conscientização sobre a prevenção da sífilis e sífilis congênita é chamada “Outubro Verde”

A Prefeitura de Salto atendeu na manhã de quinta-feira (10), 160 pessoas que passaram na esquina da Rua 9 de Julho com a Avenida Dom Pedro II para realização de testes rápidos para Sífilis e orientações à população sobre esta infecção. Ao objetivo da ação foi fortalecer a causa do “Outubro Verde”, em que se trabalha a prevenção contra as doenças Sífilis e Sífilis Congênita.
No dia 24 de outubro, dentro da programação do “Outubro Rosa”, o AMI estará pela manhã presente no Supermercado Pague menos para proferir palestra e a tarde na Clínica Santa Cruz, das 13h às 16h, para proferir palestra e atividades em parceria com a ABTE Cursos.
No AMI, são realizadas todas as segundas e sextas-feiras, das 8h às 12h, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, ações de prevenção, aconselhamento, e diagnóstico precoce. Em média, são atendidos de 80 a 150 pacientes para testes rápidos, fora as ações extramuros. Para os casos positivos, os pacientes são orientados a realizar o tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.
Nas unidades básicas de saúde, cartazes são afixados para chamar atenção quanto a importância de realizar testes rápidos com o casal, ou seja, além da gestante, é fundamental o pai da criança fazer o teste para preservar a saúde do bebê durante a gestação. Panfletos informativos também são distribuídos. As ações são realizadas pela Secretaria de Saúde e do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI).
De acordo com o Ministério da Saúde, a sífilis é uma doença considerada de alta transmissão no Brasil. A infecção é transmitida sexualmente e pode pôr em risco a saúde da gestante contaminando o bebê ainda durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita. Por isso é importante que a gestante e o parceiro façam o primeiro teste o quanto antes, preferencialmente nos três primeiros meses de gestação.

 

Compartilhe esta notícia: