A Prefeitura de Salto e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) assinaram nesta segunda-feira (9), o contrato de gestão e operacionalização dos serviços de saúde prestados no Hospital Municipal e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
A vigência do contrato é de 12 meses, com valor mensal de R$ 3.739.985,00 (três milhões, setecentos e trinta e nove e novecentos e oitenta e cinco reais) e foi assinado após chamamento público 05/2019. O IBDAH foi representado pelo sócio José Antônio Oliveira de Andrade Sousa e Luciano Marcondes Cadona.
Desta forma, a organização social gerenciará os serviços prestados no Hospital Municipal em consonância com a Política Nacional, Estadual e Municipal de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o Prefeito Geraldo Garcia, o contrato de gestão dará mais qualidade e agilidade aos serviços prestados, com capacidade técnica. “Este processo teve início há um ano atrás, com o anúncio da saída do São Camilo. Agora, uma nova organização fará parte do Hospital, assim como já passaram SPDM, BOS, Sociedade São Camilo e Instituo Moriah. Esta gestão será acompanhada de perto pela Secretaria da Saúde, a fim de garantir a qualidade dos serviços”, destacou o Prefeito.
A assinatura foi realizada no Gabinete do Prefeito Geraldo Garcia e acompanhada pelos secretários da Saúde, Fernando Amâncio, de Governo, Gilmar Mazetto, de Finanças, Hamilton Lorençatto, de Negócios Jurídicos, Dr. Otávio Maciel e da Administração, Monique Vidal, e pela Diretora Técnica, Dra. Rosana Costa Pinto e Dr. Washington Renzo, que representam a Comissão de Avaliação do processo de chamamento.
Próximos passos
Com a assinatura do contrato, a Administração já tem início nesta segunda-feira (9), o processo de transição para a nova Organização Social, junto ao Instituto Moriah, que atualmente realiza a gestão do Hospital, por meio de um contrato emergencial.
Sobre a IBDAH
Foco na excelência dos profissionais, tecnologias de última geração, modelo de gestão eficiente e um cuidado especial com o ser humano. Esses tem sido os pilares do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, entidade sem fins lucrativos que há mais de quinze anos vem apoiando governos estaduais e municipais no estado da Bahia e em Pernambuco na implantação de serviços de elevada qualidade na rede pública de saúde.
O Instituto tem levado atendimento de excelência para pacientes do Sistema Único de Saúde em diversas cidades. O IBDAH também investe muito em tecnologia. Além dos modernos equipamentos para detecção de diagnóstico, realização de cirurgias e assistência em saúde, o Instituto adota sistemas de gestão visando melhorar o serviço prestado.
O IBDAH administra Unidades de Pronto Atendimento e hospitais, dentre eles, é responsável pela administração do maior hospital especializado em Ortopedia e Traumatologia do Estado, o Manoel Vitorino. Com 108 leitos de internação, a equipe do hospital realiza em média 600 cirurgias de alta complexidade e cerca de 2 mil atendimentos ambulatoriais por mês.