PREFEITURA APRESENTA PROJETO DE LEI PARA TRANSFERIR QUASE R$ 3 MILHÕES PARA O SAAE PARA MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Prefeitura de Salto encaminhou à Câmara dos Vereadores nesta sexta-feira, dia 25, em regime de urgência, Projeto de Lei solicitando autorização para transferir a importância de R$ 2.840.000,00 ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto), conforme planejamento feito pela Prefeitura com a autarquia.

Do total, R$ 640.000,00 referem-se ao duodécimo devolvido pela Câmara de Vereadores aos cofres do município, que será destinado para aquisição e instalação de gerador de energia para a captação do Ribeirão Piraí.

Os outros R$ 2.200.000,00 englobam: a substituição de três filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour, estimados em R$ 600.000,00. A obra se faz necessária, pois os filtros atuais estão com capacidade de filtragem saturada, sendo a última manutenção executada em 2017. Devido a essa situação, o processo de filtragem da referida ETA diminuiu consideravelmente nos últimos meses, impactando no abastecimento regular de água tratada da população da região noroeste.

Também será feita a readequação do “booster” localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Terminal Rodoviário, estimado em R$ 500.000,00, ação que beneficiará a região do Jardim Celani I e II, Jardim Elizabeth, Central Parque, Jardim Icaraí (Lagos de Icaraí), parte do Jardim Saltense e parte do Residencial Fabri.

Outro ponto que será atendido é o Lago da Fazenda São João, onde será construída uma nova barragem, estimada em R$ 800.000,00. A medida garantirá importante reserva hídrica para tempos de estiagem na região noroeste.

E R$ 300.000,00 serão investidos na interligação da rede de distribuição de água do bairro Novo São Pedro/São Paulo ao bairro Madre Paulina. A interligação possibilitará melhoria no abastecimento, o qual sofre com interrupções constantes por conta da saturação da despressurização do sistema.