Prefeitura abre licitação para a realização de mutirão da mamografia

A Prefeitura de Salto está abrindo processo de licitação para a contratação de empresa para realizar um mutirão da mamografia. O processo, na modalidade carta convite, ocorrerá na segunda-feira (23) e prevê um total de 900 exames a mais do que os já realizados mensalmente pelo município. A expectativa da atual administração é de que, conhecido o vencedor da licitação, os trabalhos comecem imediatamente.

A iniciativa da Prefeitura de abrir o processo licitatório ocorre porque o Governo de São Paulo havia confirmado a vinda de um mutirão de mamografia para a cidade. Desse modo, a administração municipal estava no aguardo desta ação prometida para, a partir, divulgar as datas dos exames. No entanto, o Governo do Estado definiu que não enviaria o mutirão ao município neste momento.

Com o mutirão, haverá um significativo adiantamento de exames agendados pelos munícipes. Durante o mês de outubro, foram abertas agendas extras nas unidades básicas de saúde de alguns exames, como ultrassom de mama, ultrassom transvaginal e coleta de papanicolau. Alguns, inclusive, estão sendo realizados no período noturno. Além disso, foram feitas palestras educativas e de prevenção às mulheres.

Atualmente, são feitos cerca de 300 mamografias e 1300 ultrassonografias de mama por mês em Salto, sendo que os exames ainda são marcados de acordo com a data de retorno com o médico, com as urgências agendadas imediatamente.

Compartilhe esta notícia: