Após dois anos suspensa devido à pandemia, a solenidade de Juramento à Bandeira Nacional voltou a ser realizada pela Junta Militar de Salto, pela qual é subordinada à Secretaria de Defesa Social. O ato aconteceu na manhã desta segunda-feira (15/08), no setor administrativo da Paróquia São Benedito, com a presença de 122 jovens alistados neste ano de 2022 e que, após o juramento, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que o cidadão está em dia com as suas obrigações militares.
A solenidade contou também com a participação especial do vice-prefeito, Edemilson Santos; do secretário municipal de Defesa Social, Dr. Antonio Ruy Neto; do Capitão Gladiston, representando o Regimento Deodoro; e do padre Carlos Marchesani, pároco de São Benedito, além de familiares dos jovens e militares do Exército Brasileiro do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, da cidade de Itu.
O Juramento à Bandeira Nacional é previsto no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar. Nesse ato, o cidadão dispensado da prestação de Serviço Militar Inicial assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército.
A partir de agora, as solenidades de Juramento à Bandeira serão retomadas pela Junta Militar de Salto e voltarão a acontecer periodicamente. A participação é importante para o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).