Prefeito Geraldo Garcia participa de projeto desenvolvido pelo Cras Santa Cruz

O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, participou na manhã desta terça-feira (2), de um projeto desenvolvido pelo Cras Santa Cruz – “Projeto Plante Amor, Colha Esperança”, na escola estadual Profa. Maria de Lourdes Moraes Costela.
O projeto faz parte do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria da Ação Social e Cidadania e teve início após esses jovens participarem da Oficina da Parada Poética, realizada em 2018, onde foi confeccionado um livro de poesias. A partir dos relatos, os profissionais identificaram a necessidade de um trabalho em conjunto com a juventude do território atendido pelo Cras Santa Cruz. Com o desenvolvimento do Projeto “Plante Amor, Colha Esperança” ocorre a ampliação de forma significativa, a atuação dos jovens participantes do Cras Santa Cruz sobre os alunos da Rede Estadual de Ensino da respectiva região.
“Este é um trabalho de jovem para jovem, com um bate-papo sobre depressão, bullying, abuso sexual e todas as questões que afligem a nossa sociedade, especialmente o jovem”, destaca a coordenadora Maria Isabel de Araújo Santos.
Nesta terça-feira, a abordagem foi também acompanhada pelo secretário da Ação Social, José Carlos Grigoletto, Sandra Leme – chefe de Gabinete e também a coordenadora do Cras Santa Cruz, Maria Isabel de Araújo Santos.
“Fiquei muito emocionado com essa belíssima iniciativa do Cras e desses jovens de Salto! Está nascendo uma grande ideia, este trabalho será uma referência! Deixo aqui, o meu agradecimento especial à direção das escolas Costela e CAIC por essa abertura nas escolas estaduais em receber este projeto”, destacou o Prefeito.

Para a estudante Sabrina Fernanda Pereira da Cruz, de 16 anos, o mais gratificante é a procura dos alunos após as palestras. “Hoje, nós temos a oportunidade de compartilhar um pouco daquilo que passamos e acima tudo dizer aos adolescentes que eles não estão sozinhos; que existe uma rede de apoio. A procura após as palestras reforça que, eles se identificam com os temas abordados e buscam não só ajuda, mas também conhecimento sobre as atividades que o grupo realiza”, destacou a jovem.
As palestras têm como objetivo principais buscar a sensibilização e disponibilizar informações sobre a depressão, o suicídio e o abuso sexual, abordando conceitos, sintomas, formas de tratamento e relatos de experiências vividas pelos envolvidos, com a perspectiva de que não existe público mais adequado para a abordagem e discussão das questões citadas no Projeto com a interface de jovens com jovens.
Além das atividades oferecidas ao público jovem pelo Cras, Junior Tocachellis, de 19 anos, foi um dos participantes da Oficina Parada Poética, no último ano. Hoje, ele participa das abordagens junto aos alunos das escolas estaduais. Ele conta que a oficina despertou o interesse na mobilização de jovens para o incentivo à busca de conhecimento. “É uma revolução estar ajudando os adolescentes de uma outra forma; com o poder da palavra. Tenho comigo que é uma satisfação participar deste projeto, em que o jovem pode se sentir acolhido, entendido e acima de tudo ouvido na sua necessidade”, destacou.
Aproximadamente 600 alunos da escola estadual Padre Francisco Rigolin – CAIC já participaram das palestras, no intuito de sensibilizar e informar sobre as temáticas inerentes a esse público. Todo o projeto acontece com supervisão e orientação técnicas, das assistentes sociais Emily Contesini e Luciane de Ângelo e da psicóloga, Flávia Maria Scigliano.