Prefeito e secretário da Saúde reforçam pedido pela vacina pentavalente

O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, discutiram na manhã desta sexta-feira (9) sobre a falta da vacina pentavalente no munícipio. A vacina faz parte do calendário básico de vacinação da criança e imuniza contra cinco doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e a Hepatite B.

Segundo o secretário da Saúde, a Vigilância Epidemiológica do município encaminha mensalmente o estoque disponível das vacinas, bem como a dose média que é utilizada para imunização da população conforme orientação do Ministério da Saúde, também mensalmente. Esse controle é feito entre as vigilâncias regionais e encaminhado a pedido da Secretaria de Estado da Saúde.

O prefeito destacou que, embora a situação de falta de vacina seja uma questão de âmbito nacional e não se restringindo ao município de Salto, é importante reforçar os pedidos já realizados pela secretaria.  “Apesar de a falta desta vacina não atingir apenas a cidade de Salto, reforçaremos pedidos, que já são feitos mensalmente, para que as crianças não fiquem sem a imunização”, destacou.

O recebimento, assim como a retirada, desta e de outras vacinas segue o fluxo determinado pelo Ministério da Saúde, porém a vacina pentavalente está em falta há cerca de dois meses. A secretaria estava atendendo o cumprimento do calendário de vacinação, com doses disponíveis de meses anteriores, porém, no momento, o estoque está zerado, aguardando reposição pelo Estado.

Clínica de Saúde Jardim Cidade

O Prefeito Geraldo Garcia e o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, estiveram também na manhã desta sexta-feira (9), na Clínica de Saúde do Jardim Cidade. A nova unidade de saúde atenderá a região do Jardim Marília, Jardim Cidade, bairro Nossa Senhora do Monte Serrat, Santa Marta e adjacências. Os prédios que abrigavam os postos de saúde do Jardim Marília e Cecap foram desativados.

A unidade começou a realizar os atendimentos à população nesta semana, com a transferência das fichas, prontuários, equipamentos e mobiliários. Assim como a equipe da secretaria de Obras vem realizando os reparos nas calçadas, acessibilidade e outros serviços. Os funcionários da Saúde finalizarão a mudança dos arquivos neste sábado (10), portanto a entrega oficial será na segunda-feira (12).

Na oportunidade, o Prefeito pode visitar as instalações e ouvir as impressões da população que já estava sendo atendida no local. “Ter um local mais digno para atender a população desta região era um sonho que foi concretizado nesta semana. Que este espaço seja bem aproveitado pela população, que também aguardava ansiosa por uma nova clínica”, disse.