O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, discutiram na manhã desta sexta-feira (9) sobre a falta da vacina pentavalente no munícipio. A vacina faz parte do calendário básico de vacinação da criança e imuniza contra cinco doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e a Hepatite B.
Segundo o secretário da Saúde, a Vigilância Epidemiológica do município encaminha mensalmente o estoque disponível das vacinas, bem como a dose média que é utilizada para imunização da população conforme orientação do Ministério da Saúde, também mensalmente. Esse controle é feito entre as vigilâncias regionais e encaminhado a pedido da Secretaria de Estado da Saúde.
O prefeito destacou que, embora a situação de falta de vacina seja uma questão de âmbito nacional e não se restringindo ao município de Salto, é importante reforçar os pedidos já realizados pela secretaria. “Apesar de a falta desta vacina não atingir apenas a cidade de Salto, reforçaremos pedidos, que já são feitos mensalmente, para que as crianças não fiquem sem a imunização”, destacou.
O recebimento, assim como a retirada, desta e de outras vacinas segue o fluxo determinado pelo Ministério da Saúde, porém a vacina pentavalente está em falta há cerca de dois meses. A secretaria estava atendendo o cumprimento do calendário de vacinação, com doses disponíveis de meses anteriores, porém, no momento, o estoque está zerado, aguardando reposição pelo Estado.
Clínica de Saúde Jardim Cidade
O Prefeito Geraldo Garcia e o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, estiveram também na manhã desta sexta-feira (9), na Clínica de Saúde do Jardim Cidade. A nova unidade de saúde atenderá a região do Jardim Marília, Jardim Cidade, bairro Nossa Senhora do Monte Serrat, Santa Marta e adjacências. Os prédios que abrigavam os postos de saúde do Jardim Marília e Cecap foram desativados.
A unidade começou a realizar os atendimentos à população nesta semana, com a transferência das fichas, prontuários, equipamentos e mobiliários. Assim como a equipe da secretaria de Obras vem realizando os reparos nas calçadas, acessibilidade e outros serviços. Os funcionários da Saúde finalizarão a mudança dos arquivos neste sábado (10), portanto a entrega oficial será na segunda-feira (12).
Na oportunidade, o Prefeito pode visitar as instalações e ouvir as impressões da população que já estava sendo atendida no local. “Ter um local mais digno para atender a população desta região era um sonho que foi concretizado nesta semana. Que este espaço seja bem aproveitado pela população, que também aguardava ansiosa por uma nova clínica”, disse.
Compartilhe esta notícia: