Prefeito de Salto se reúne com secretário de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente

O Prefeito Geraldo Garcia esteve nesta segunda-feira (18), em uma audiência na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente, com o secretário Marcos Penido. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Rogério Nogueira, e acompanhada pelo secretário de Governo, Gilmar Mazetto, o presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e o vice-presidente do Legislativo, Roberto Natalino Silveira, a diretoria da Cetesb e a superintendência do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí.

O encontro teve como pauta principal assunto, a carga de poluição no Rio Tietê, recebida por Salto. Na oportunidade, o Prefeito de Salto pode apresentar os dados do município referente a este custo. Somente nos últimos 30 dias, foram retiradas 20 toneladas de resíduos, oriundos do Rio Tietê.

“Relatamos o drama e os gastos que o município vive com as enchentes no Rio Tietê, inclusive com a exposição que tivemos na mídia nacional, por conta deste problema. E também o custo que todo esse material gera para o município, com o deslocamento de profissionais, operadores, equipamentos e equipes, que possuem outras atividades e deixam suas tarefas para socorrer este lixo de fora”, disse Geraldo Garcia.

Após evidenciar todo o prejuízo ambiental que a cidade recebe quando ocorrem fortes chuvas, o Secretário de Estado solicitou providências por parte da Cetesb com relação de articulação de uma reunião com os municípios que fazem parte do O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Além disso, foram discutidas também os procedimentos para liberação das licenças ambientais necessárias para o andamento final do processo licitatório para a construção da barragem do Ribeirão Piraí.