Prefeito acompanha vistoria do IPT a ponte do Trem Republicano

Na tarde desta terça-feira (26), o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, acompanhou uma vistoria técnica que foi realizada por profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) em uma ponte que faz parte do roteiro do Trem Republicano.

O Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano Itu/Salto (Citrem) firmou um contrato com o IPT para que a instituição realizasse uma inspeção técnica na ponte metálica sobre o Rio Tietê. O IPT é um órgão renomado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Juntamente com a secretária de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Turismo (Sdett), Anita de Moraes Leis, com o Secretário de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, Vinícius Salton e com o Chefe de Gabinete da Sdett e membro da diretoria do Consórcio do Trem Republicano, Eron Zonatelli Coelho, o Prefeito acompanhou parte da inspeção, que está fazendo o exame de documentação técnica disponível e reconhecimento geral da obra de arte; o levantamento esquemático da geometria da ponte; a identificação e mapeamento fotográfico das principais anomalias estruturais; a análise dos resultados e a emissão de relatório técnico contendo os resultados e conclusões de trabalho.

Segundo os técnicos do IPT, por se tratar de uma ponte centenária, essa inspeção técnica é vital para a segurança da operação do Trem Republicano, além de ser um importante documento a ser apresentado para os órgãos fiscalizadores.