Prédio do Centro de Educação e Cultura de Salto conta com instalação modelo sustentável

O prédio do Centro de Educação e Cultura (CEC), desde 2017, foi instituído como “Instalação Modelo” por atender itens de sustentabilidade em suas dependências.
Ao total são 14 itens que o caracteriza como um imóvel exemplo de construção sustentável e esses itens vão desde rampa de acessibilidade de acordo com a NBR 9050, passando por coleta de água da chuva até torneiras temporizadoras que economizam até 70% de água durante o uso. Mas também a área permeável no entorno da edificação do Centro de Educação e Cultura (Cec), paisagismo e área verde no entorno da edificação, lixeiras ecológicas, iluminação natural, uso de compostagem na área de jardim, luminárias com refletores de alumínio e uso de lâmpadas de LED, ventilação cruzada, captação da água de chuva, as bituqueiras são feitas de madeira reflorestadas assim como o hall de entrada do teatro e plantio de arbustos em troncos de árvores suprimidas.
“A incorporação dessas práticas nas edificações tornará a cidade de Salto mais sustentáveis, estando aliada ao desejo do desenvolvimento”, declara o secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva.

Ecoponto 9 – Jardim Bandeirantes
Seguindo ainda esse modelo, o 9° Ecoponto da cidade, inaugurado na última sexta-feira (12) na Rua Eurico Gaspar, 100, no Jardim Bandeirantes, foi projetado levando em conta 10 meios sustentáveis, como iluminação natural, ventilação cruzada, uso do material da Usina de Valorização de Resíduos da Construção Civil (UVRCC) e outros aspectos que servirão como incentivo e exemplo a população na projeção de novas construções no município.
Em ambas instalações, o munícipe que se interesse em saber mais dos itens de sustentabilidade, pode solicitar o acompanhamento de guia, com agendamento na Secretaria de Meio Ambiente, das 8h às 15h, localizada na rua Marechal Deodoro, 291, Centro – Salto.

Compartilhe esta notícia: