Prédio da Prefeitura de Salto é considerado instalação modelo de sustentabilidade

O prédio da Abadia, sede da Prefeitura da Estância Turística de Salto, foi considerado pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA) como Instalação Modelo de Sustentabilidade. O reconhecimento se deve à estrutura com diversos itens e padrões construtivos de sustentabilidade, além de atender à necessidade de visitação e acessibilidade do público em geral.

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um programa criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (atual Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) que tem o objetivo de estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

O reconhecimento como Instalação Modelo de Sustentabilidade veio através do atendimento de uma diretiva do PMVA, onde prioriza e capacita os prédios públicos a serem construídos ou adaptados com o maior número possível de itens sustentáveis em suas construções e estruturas.

Ao todo são mais de 15 itens sustentáveis que compõem a estrutura do prédio da Abadia. Dentre eles: lixeiras ecológicas, bicicletário, área verde, área permeável, torneiras temporizadoras, redutores de vazão nas torneiras, lâmpadas de LEDs, espaço árvore, uso de madeira de demolição e de reciclagem para a realização de ‘bituqueiras’, ventilação cruzada e iluminação natural, coleta de água dos aparelhos de ar condicionado, uso de eletrodomésticos com selo Procel A, caixas d’águas acopladas nos vasos sanitários, sensores de presença para economia de eletricidade, além de rampas de acessibilidade de acordo com as normas NBR 9050.

Vale ressaltar que essa é a segunda instalação nesses padrões no município. O Centro de Educação e Cultura (CEC), situado na Rua Prudente de Moraes, 580 – Centro, Salto-SP, também tem esses padrões sustentáveis em sua edificação.

Com o objetivo de informar a todos os visitantes da Abadia e promover a educação ambiental, foram instaladas no prédio placas em cada um dos itens sustentáveis atendidos, além de uma placa maior indicando que o prédio é uma Instalação Modelo de Sustentabilidade.