Pontos turísticos recebem mais de 82 mil visitantes em cinco meses

Apenas quatro dos atrativos turísticos de Salto receberam mais de 82 mil visitantes de janeiro a maio deste ano, de acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdett), feito nesta semana. Os dados foram colhidos no dia a dia, pelos monitores de turismo e os livros de assinaturas, colocados na entrada de cada ponto turístico.

O Parque Rocha Moutonnée é o lugar preferido pelos turistas. Nos primeiros cinco meses de 2017, pouco mais de 35 mil pessoas passaram pelo parque. O atrativo busca narrar a história da evolução da vida desde o big bang até os dias atuais, por meio de vídeo, painéis educativos e monumentos. O parque conta ainda com réplicas de dinossauros, que chamam a atenção de turistas, principalmente crianças.

O mais novo atrativo turístico da cidade, o Mirante da Ponte Estaiada, foi o segundo lugar mais visitado no município. Quase 20 mil pessoas subiram no local e puderam ver, de lugar privilegiado, o encontro dos rios Jundiaí e Tietê, além de todo o Complexo Turístico da Cachoeira e o centro velho da cidade.

O Parque de Lavras teve, de janeiro a maio, 13.833 visitantes, que puderam ver ainda o Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat. O Memorial do Rio Tietê, por sua vez, teve 13.468 visitantes no mesmo período. Muitas das visitas, como as feitas ao monumento à padroeira, Pavilhão das Artes e a matriz não são contabilizadas.

Desenvolvimento

O número de visitantes nos pontos turísticos da cidade, segundo a secretária Anita de Moraes Leis, da Sdett, deve ser comemorado e demonstra o potencial de Salto nesta área. Segundo ela, grande parte dos visitantes são estudantes, mas outra quantia considerável é de famílias que vêm para a cidade, passam o dia e consomem no comércio local.

O Prefeito Geraldo Garcia também comentou sobre os números do turismo ao longo de 2017. De acordo com o chefe do Executivo, o resultado mostra que foi uma decisão acertada os investimentos feitos entre 2005 e 2012 no turismo, que resultaram na entrega de atrativos como o Memorial do Rio Tietê, a reforma do Parque Rocha Moutonnée e a conquista da Ponte Estaiada.

Geraldo cita que outras novidades estão a caminho, como o Parque da Ilha da Usina e o Trem Republicano, além da recuperação da Ponte Pênsil, cujo início das obras deve ocorrer nos próximos meses. “Também agora estamos estimulando mais o turismo da Ponte Estaiada, como a abertura dela durante à noite, nesta semana (terça-feira, 13)”, citou o Prefeito.