Ponto MIS em Salto tem exibição de filmes, documentário e oficina

Em junho, por meio do programa PONTO MIS, Salto recebe sessões de cinema no Teatro Verdi; exibição de documentário sobre o Ballet de Paraisópolis no Centro Cultural e a oficina “Como os livros se tornam filmes” na Biblioteca Municipal. Confira a programação:

Cinema no Teatro Verdi

O Ponto MIS da cidade de Salto vai exibir gratuitamente quatro sessões de filmes no Teatro Verdi, localizado na rua José Galvão, 104.

• Sáb (08/06) • 16h – Meu filho é um craque – Sinopse: Théo, aliás Fourmi, é o filho único de pais divorciados. Enquanto sua mãe Chloé está vivenciando o início de uma nova história de amor, seu pai Laurent parece estar atolado em uma vida sem perspectivas. No auge dos seus 12 anos, Théo tem um dom para o futebol. Quando um recrutador de um prestigiado clube inglês se interessa por ele, o garoto vê isso como uma oportunidade de devolver alguma esperança ao pai.

• Qua (12/06) • 13h – O menino e o mundo – Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. O filme conquistou o Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38° Festival de Cinema de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial.

• Sáb (15/06) • 16h – Pagliacci – Sinopse: Este documentário celebra – de maneira poética – o que é ser palhaço. O filme aborda questões filosóficas e simbólicas sobre a necessidade do homem de rir de si mesmo. Em uma mescla sensorial e emocionante, o longa parte do que há de mais humano e verdadeiro: o riso.

• Sáb (22/06) • 16h – Adoniran, meu nome é João Rubinato – Sinopse: Adoniran Barbosa, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.

Documentário no Centro Cultural

Com entrada franca, o Auditório J. Silvestre, localizado nas dependências do Centro Cultural de Salto, recebe duas sessões de documentário sobre a história do Ballet de Paraisópolis. O Centro Cultural fica na rua Barão do Rio Branco, 1780, ao lado do Terminal Rodoviário.

• Qua (26/06) • 10h e 14h – Passo a passo: a história do Ballet de Paraisópolis – Sinopse: 2022 é ano de festa na favela de Paraisópolis. Tudo porque o Ballet Paraisópolis, um dos espaços de arte mais respeitados da comunidade, completa 10 anos. E para comemorar, nada melhor do que um documentário sobre o impacto da instituição na vida de meninos e meninas que fazem da dança uma alavanca para uma vida melhor. Este documentário pretende contar a história do balé, por meio de sua fundadora, a coreógrafa, bailarina e professora Monica Tarragó, que abre seu acervo de uma década e mostra como seu sonho de fazer algo para mudar a situação de vulnerabilidade e desigualdade em Paraisópolis se tornou uma história sobre arte, resistência e esperança em uma das maiores favelas de São Paulo.

Oficina na Biblioteca Municipal

• Sex (14/06) • 17h – Oficina: Como os livros se tornam filmes – Sinopse: As diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Filmes estudados: “O Poderoso Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível”; e “Janela Indiscreta”. Vagas: 40 vagas • Ingresso: gratuito • Duração: 4 horas • Classificação: a partir de 14 anos • Inscrições: educativomuseusalto@gmail.com (nome completo, idade e telefone)Local: Biblioteca Municipal de Salto – Rua Nove de Julho, 30 – Centro.

O PONTO MIS é um programa do Museu da Imagem e do Som que visa a formação e a difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Saiba mais em: https://mis-sp.org.br/pontos-mis/