Entre os dias 16 e 30 de julho, o Ponto MIS Salto apresentará a Mostra Livre 2025, que é um Festival Internacional de Cinema em formato curtas-metragens, realizado em diversas cidades do Estado de São Paulo. As sessões gratuitas serão realizadas no Teatro Verdi, localizado na rua José Galvão, 106.
Ao longo dos anos, a Mostra tem se consolidado com um espaço de valorização e difusão de produções audiovisuais fora dos circuitos comerciais tradicionais, contribuindo para a diversidade e a democratização do acesso à produção audiovisual e a valorização do cinema independente, oferecendo visibilidade a produções que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Após a exibição, o público será convidado a votar no seu filme favorito através do site www.mostralivre.com.br/votacao.
16/07, quarta-feira, às 14h – Mostra Realizadoras. Seleção de obras dirigidas por mulheres e pessoas de identidade feminina, com o objetivo de destacar perspectivas diversas e promover a equidade de gênero no audiovisual contemporâneo. Classificação 14 anos.
19/07, sábado, 14h – Mostra Infantil. Voltada ao público infantil e infantojuvenil, com curadoria de filmes que exploram temas como imaginação, descobertas, convivência e inclusão, sempre com linguagem acessível e sensível à faixa etária. Classificação livre.
23/07, quarta-feira, 14h – Mostra Cinema Negro. Panorama dedicado à exibição de filmes de curta-metragem dirigidos por pessoas negras, priorizando obras que tragam, quando presentes, narrativas centradas na negritude, suas experiências, estéticas e perspectivas. Classificação 14 anos.
26/07, sábado, 14h – Mostra Interiores. Panorama voltado a produções realizadas fora dos grandes centros urbanos, valorizando narrativas e estéticas oriundas do interior do país. Uma vitrine para a potência criativa de cineastas e coletivos periféricos e regionais. O filme “Às vezes”, do cineasta saltense Matheus Almeida foi escolhido para compor os filmes da Mostra. Classificação 14 anos.
30/07, quarta-feira, 14h – Mostra Acessível. Exibição de filmes com recursos de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, libras ou legendas descritivas. Classificação 14 anos.