Polícia Militar Ambiental começa a atuar em Salto

  • Categoria do post:Notícias

A unidade da Polícia Militar Ambiental, anunciada na última sexta-feira (24) pelo secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles, já começou a atuar em Salto. Na segunda-feira (27), o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o secretário de Governo, Gilmar Mazetto, receberam o capitão Maurício Hirano, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, de Campinas. Já na terça-feira (28), os dois recepcionaram a equipe que começou a trabalhar na cidade.

O Prefeito Geraldo Garcia levou as autoridades policiais para conhecer o Complexo da Cachoeira, onde a unidade de Salto permanecerá durante parte da rotina diária. Outro local visitado foi a Ilha da Usina, local em que está sendo construído um centro de estudos do meio ambiente. “A vinda da Polícia Militar Ambiental foi anunciada na sexta-feira pelo secretário de Meio Ambiente, Ricardo Salles, e eles já estão aqui hoje. Esse é só o início de uma parceria que vai trazer muitos resultados para a nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo.

O secretário de Governo, Gilmar Mazetto, colocou a Guarda Civil Municipal à disposição dos policiais nesse momento. “Nós temos a patrulha rural atuando, que pode contribuir com o serviço da Polícia Ambiental. Da mesma forma, nossos guardas poderão aprender muito com a Polícia Ambiental”, comentou Gilmar.

A equipe da Polícia Militar Ambiental terá o Complexo Turístico da Cachoeira como base, a pedido do Prefeito Geraldo Garcia. Assim, grande parte do período de atuação ocorrerá no local. Contudo, os policiais devem fazer rondas ostensivas por todo o território do município, atendendo a ocorrências e averiguando denúncias feitas pela população.

De acordo com o capitão Hirano, a Polícia Militar Ambiental atende a denúncias acerca crimes contra a fauna, como o caso de pesca predatória e aprisionamento de pássaros e outros animais silvestres. Também atende a danos à fauna, como invasão de áreas de proteção permanente (APPs).

Nesse primeiro momento, os munícipes poderão fazer denúncias apenas por meio do telefone do comando da Polícia Militar Ambiental em Campinas, no (19) 3790-1420. Em breve, haverá um número de contato direto com a base de Salto.

Compartilhe esta notícia: