No dia 13 de maio (sábado) o Pavilhão das Artes recebeu sessão gratuita de cinema através do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil, baseado em energia solar.
O Cinesolar se propõe ser autossustentável e em sua estrutura já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma sala de aula. A estação móvel de cinema possui uma autonomia de energia de mais de 20 horas. Através de placas solares e um sistema conversor de energia, o veículo do projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema.
Além da exibição de filmes, o projeto, através de uma equipe multidisciplinar, promove oficinas de conscientização ambiental e sustentabilidade para crianças e adolescentes em várias áreas do conhecimento.
A ideia do projeto é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações de sustentabilidade. Segundo o Cinesolar, desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas. Confira as fotos do evento realizado em Salto:
Compartilhe esta notícia: