Parque Natural Ilha da Usina completa um ano

O Parque Natural da Ilha da Usina completa um ano no domingo (31). Nesse período, o ponto turístico recebeu mais de 80 mil visitantes. Foram cerca de 108 grupos, entre escolas particulares, públicas, entidades, faculdades, grupos da Melhor Idade, etc., além de turistas de diversos outros municípios que já passaram pelo local.
O Parque Natural Ilha da Usina conta com 70 mil metros quadrados, com flora e fauna preservados desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920. O local apresenta uma ilha intocada e preservada que possui quase um século, às margens do Rio Tietê. Quem visita o lugar, percorre 230 metros de passarela suspensa por dentro da mata, com painéis destacando algumas das espécies da flora e da fauna ali existentes. O pássaro Taperá, espécie rara, símbolo de Salto pode ser encontrado no local.
O passeio encanta adultos e crianças, em especial quando os macacos saguis se tornam recepcionistas. Ao fim do percurso, chega-se a um mirante e um auditório, onde um breve vídeo conta a história da cidade e da ilha. O Parque Natural Ilha da Usina, com toda sua preservação natural, foi executado com recursos do Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias da Secretaria de Estado do Turismo. O ponto turístico funciona hoje como uma sala de aula a céu aberto para alunos da rede municipal, que integram o Turismo Pedagógico Ambiental, projeto que trabalha o pertencimento dos jovens como cidadãos saltenses e, que, recentemente foi destaque no Ministério do Turismo.
Além disso, o Parque também foi destaque no Prêmio Destaques Taperá 2018, como um passeio ecológico, histórico, cultural, turístico e familiar imperdível em Salto.
O acesso ao parque é gratuito e ocorre por meio do Complexo Turístico da Cachoeira, situado à Praça Archimedes Lammoglia, s/n, no Centro de Salto.

Confira o vídeo sobre o Parque – https://youtu.be/4jilfomCghU

 

Compartilhe esta notícia: