A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Sdett), recebeu na última segunda-feira (26) quatro das oito réplicas animatrônicas dos dinossauros que passaram por manutenção e que fazem parte do Parque da Rocha Moutonnée.
Para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos, foram refeitos os sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos foram refeitos: reconstrução de duas caixas de comando e três conjuntos de motorredutores. Os revestimentos decorativos externos que estavam avariados também foram recuperados: reparo na pele, pintura, verniz de proteção, bem como serviços de alinhamento de estrutura e equalização da movimentação de braços e cauda dos dinossauros.
O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, acompanhou a instalação das réplicas realizadas pela empresa Techno Motion. Na oportunidade, o Chefe do Executivo destacou como as réplicas são um grande atrativo do Parque. “Desde que foram instaladas, as réplicas não haviam passado por manutenção. Esta é uma atração do parque que agrada muito as crianças e os adultos, bem como os turistas e excursões escolares que chegam e se encantam com as réplicas tão reais”, destacou.
As réplicas dos dinossauros foram removidas no mês de setembro pela empresa Techno Motion. As outras quatro réplicas também passarão por manutenção no local, especialmente da caixa de comando. O investimento é de R$ 17.220,00.
Sobre o Parque da Rocha Moutonnée
O Parque da Rocha Moutonnée é um atrativo turístico voltado a realização dos estudos do meio, pois permite uma abordagem didática sobre as eras geológicas e a evolução da vida no Planeta Terra. Com 43.338 metros quadrados de área, o parque oferece aos visitantes diversos painéis explicativos sobre o surgimento da vida no planeta, bem como nove réplicas de dinossauros que entretém e divertem os estudantes interessados em investigar a era mesozoica.
O parque ainda conta com resquícios florísticos que indicam as alterações climáticas na escala geológica, bem como oferece um dos mais importantes vestígios geológicos de nosso país: a rocha Moutonnée.
A Rocha Moutonnée é um granito róseo com o formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (“mouton” em francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirada). Seu diferencial se dá em função das arranhaduras em sua superfície que foram produzidas pelas geleiras da era Paleozóica (há 270 milhões de anos), que juntamente com outras evidências geológicas comprovam cientificamente que a nossa região já passou por alternâncias climáticas significativas. Dada a raridade deste vestígio geológico, o parque foi tombado em 1990 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo CONDEPHAAT).
Endereço: Rodovia Rocha Moutonnée (Antiga Estrada das Sete Quedas), s/nº – Salto/SP.
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo das 8h30h às 16h30.
Entrada Gratuita