Palestras do Projeto Dínamo atendem mais de 1 mil alunos da rede estadual de Salto

O Projeto Dínamo ocorre desde o primeiro semestre deste ano, com apoio da Diretoria Regional de Ensino. O projeto visa atender os adolescentes dentro das escolas, com uma conversa sobre cidadania e pertencimento com o Prefeito Geraldo Garcia, mas também tem trabalhado a questão emocional dos estudantes, como depressão, bullying, suicídio e outros temas.
As equipes da Secretária da Saúde, como do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tem realizado palestras semanalmente, atendendo ao tema proposto pelos representantes dos Grêmios Escolares, de cada unidade que o projeto passa.
Nesse primeiro semestre, o Projeto Dínamo atendeu em torno de 1.100 alunos, das escolas Prof. Leonor Fernandes da Silva, com a palestra de Combate ao Suicídio da psicóloga Giovana Carolina Pestana, Escola Estadual Mirinha Tonello, onde foi conversado sobre Bullying com a psicóloga Valquíria Cabral. Na Escola Estadual Professor Paula Santos, os alunos optaram por discutir sobre Bullying e Depressão e na Escola Estadual Dolores Antunes da Silva, os alunos receberão a palestra sobre respeito. “Realizar um trabalho em que o foco seja a saúde mental dos jovens é de suma importância para promovermos a promoção e a prevenção da saúde. A prevenção começa com o conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas de alerta da doença mental. Podemos colaborar no desenvolvimento de habilidades que melhore a qualidade de vida desses adolescentes e assim, eles lidem com os desafios cotidianos tanto em casa quanto na escola”, garante o Chefe do Executivo, Geraldo Garcia e ainda ressalta “o apoio psicossocial pode ser fornecido nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial”.  No próximo semestre, o projeto deverá percorrer as escolas Profa. Maria Lourdes Moraes Costela, Prof. Joseano Costa Pinto, Tancredo do Amaral, Profa. Irmã Maria Nazarena Corrêa, Prof. Acylino Amaral Gurgel, Profa. Otília de Paula Leite e Padre Francisco Rigolin – Caic.