A Secretaria de Saúde, em parceria com o Conservatório Municipal, iniciou na última semana o “Projeto de Musicalização Infantil” no CAPS IJ – Centro de Referência Psicossocial Infanto-Juvenil, recém-inaugurado.
As aulas acontecem todas às quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, para os pacientes que são atendidos na unidade e são ministradas pelo Professor Márcio Deni Pontes e acompanhadas pelos monitores de saúde do CAPS.
O professor do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, o Musicista Márcio Deni Pontes, relata que “a música é uma das formas lúdicas importantes no desenvolvimento infantil, sendo esta, parte do ser humano, pois nós somos música perante nossa ritmicidade ao caminhar, ao respirar, nas batidas do coração. Nosso corpo gera som e a criança, gradativamente, descobre esses sons e os reproduzem naturalmente”.
“É partindo dessa premissa de que o mundo imaginário é importante para a adequação, compreensão e inserção da criança no mundo que a cerca, que o cuidado de lúdico surge, assegurando um cuidado integral e cuidadoso, onde jogos, brincadeiras, cantos e danças estão presentes, para subsidiar o cuidado”, enfatiza o Psiquiatra Infantil, Dr. Alan Modesto da Costa.