O CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II – Douglas Milanesi), recém-inaugurado em setembro, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou oficinas de Yoga para os pacientes que frequentam a unidade. As oficinas acontecem às quintas-feiras, às 13h30.
“A ideia é que os nossos pacientes do CAPS II tenham um momento terapêutico e de acolhimento onde, por meio da Yogaterapia, possam encontrar algum equilíbrio e alívio para seu sofrimento psíquico e isso só foi possível devido a nova estrutura oferecida”, explica o Monitor de Saúde Mental – Marcelo Marques.
Yoga é uma prática milenar e filosofia de vida que visa proporcionar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito por meio de posturas físicas, meditação e técnicas de respiração, que estimulam o autoconhecimento e a conexão consigo mesmo.
Pode-se utilizar de forma terapêutica os fundamentos do Yoga, como os ásanas (posturas) e pranayamas (técnicas de respiração), por exemplo, para aliviar ou tratar doenças físicas e psicológicas. Essa vertente chama-se Yogaterapia.
A prática do Yoga não tem contraindicações, entretanto, algumas práticas devem ser adaptadas e determinadas posturas podem não ser indicadas, dependendo do estado de saúde do paciente. Isso será avaliado para cada paciente e adaptado conforme suas necessidades.
Alguns benefícios da prática regular de Yoga:
- Maior flexibilidade e força para o corpo;
- Melhora do equilíbrio mental e emocional
- Aumento da consciência corporal
- Melhora da postura e alívio de dores
- Relaxamento e melhor qualidade do sono
- Aumento da energia e vitalidade
- Desenvolvimento de foco e concentração
- Redução do estresse e ansiedade;
- Melhora na qualidade do sono;
- Controle da frequência dos batimentos cardíacos.