Os estudantes que cuidam da técnica dos espetáculos da 32ª Mostra Estudantil de Teatro, acompanhados dos professores coordenadores, estiveram reunidos na Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”, no período de 08 a 11/08 (manhã e tarde), participando das oficinas preparatórias de som e luz, parte prática e teórica.
Nos dias 08 e 09 foi aconteceu a Oficina de Sonoplastia, ministrada por Aldo D’Isep. Já nos dias 10 e 11 foi a vez de Valmir Gonçalves Leite ministrar a Oficina de Iluminação. Nos encontros os alunos tiveram contato com os equipamentos do teatro, bem como esclareceram dúvidas e partilharam ideias no processo de criação artística.
Além das oficinas de som e luz, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou orientadores (profissionais gabaritados na arte teatral) que estão auxiliando as escolas participantes no processo de montagem dos espetáculos, durante os meses de junho e agosto.
A 32ª Mostra Estudantil de Teatro é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das secretarias municipais de Cultura e Educação, com o objetivo de fomentar o fazer teatral, incentivar novos artistas, estimular a formação de plateia, gerar oportunidade de pesquisa de textos, autores e gêneros teatrais, bem como proporcionar mais um entretenimento cultural gratuito à toda população.
O evento será realizado na Sala Palma de Ouro, de 12 de setembro a 25 de outubro, contando com a participação de mais de 400 estudantes (elenco e parte técnica) de 19 escolas das redes municipal, estadual e particular do município. Ao todo, cada escola se apresentará três vezes, total de 57 sessões teatrais.
A Secretaria Municipal de Educação fornecerá transporte para as escolas assistirem aos espetáculos, em sessões fechadas para os estudantes; lanches para todo o elenco e ajuda de custo nas montagens teatrais. “Um dos maiores eventos do calendário do município que é responsável por incentivar crianças e jovens a conhecer a arte teatral e descobrir novos talentos, já que muitos dos nossos artistas são frutos da Mostra Estudantil”, comemoram a secretária da Educação, Anna Noronha Fávaro e o secretário da Cultura, Oséas Singh Jr.
Em breve será divulgada a programação das pré-estreias abertas ao público, sempre às 20h, na Sala Palma de Ouro, com entrada franca, sendo que a retirada do ingresso ocorrerá uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria do próprio teatro.