O Birdwatching e sua influência no monitoramento da fauna silvestre saltense

Desde o ano de 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Departamento de Proteção Animal, vem trabalhando com afinco no Inventário da Fauna Silvestre de nosso município. Esse inventário teve início através dos trabalhos de campo desenvolvidos pelo Biólogo Profissional e atualmente Diretor do Departamento de Proteção Animal – Daniel Josué Constantino, com apoio de ex-estagiários de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental que trabalharam nesta secretaria.

Inicialmente, tal relatório tinha por meta formar um banco de dados para a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salto, mas, conforme seu desenvolvimento foi ganhando proporções de importância estadual, este acabou por se tornar um banco de dados público registrado no site de identificações Táxeus.com e se tornando referência de pesquisa além dos dados lançados por Observadores de Aves (birdwatchers) no site WikiAves.

Entre os principais atrativos turísticos do município de Salto, o Santuário Natural de Vida Silvestre do Parque do Lago foi o que apresentou maior número de registros de campo e levantamentos bibliográficos a partir dos dados dos birdwatchers lançados na plataforma do WikiAves, facilitando a compilação de uma enorme gama de espécies endêmicas, nativas e migratórias que por ali residem ou passam sazonalmente em seu curso migratório nacional e internacional.

Assim sendo, são necessárias algumas pequenas intervenções de Enriquecimento Ambiental aplicadas no local, como: plantio de mais de mil mudas de árvores – incluindo árvores frutíferas; a introdução de ninhos artificiais e, a instalação de dois comedouros de aves abastecidos pela Secretaria de Meio Ambiente com frutas doadas pelo Varejão Rui Barbosa durante o período de estiagem para auxiliar a permanência de algumas aves no interior do atrativo, devido o déficit de alimentos em vida livre que estes animais precisam.

O birdwatcher, na atualidade, é considerado a prática de observação e registro fotográfico e de áudio das aves de uma determinada localidade feita por amantes da natureza que acabam contribuindo no conhecimento científico.

Ao todo, dentre os municípios de nossa região, Salto é o que mais possui atrativos turísticos naturais bem florestados e preservados, que foram a base de pesquisa e levantamento de campo do banco de dados municipal e o Inventário de Fauna Silvestre que será lançado em breve pelo GAEMA – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente no estado de São Paulo, de forma que continuam sendo alimentados constantemente conforme o surgimento de novas espécies ainda não registradas.

Dentre os levantamentos obtidos em campo e o referencial bibliográfico de birdwatchers saltenses e regionais, como: Renato Costa Pinto, Zeca Carvalho, Arlei Bertani, Flavio Garcia, Zezo Bauer, Sérgio ReOli e outros, o Santuário Natural de Vida Silvestre do Parque do Lago registrou cerca de 340 espécies de aves silvestres, onde, 107 se apresentaram como nativas e/ou endêmicas e 233 migratórias, seguido pelo Parque Natural da Ilha da Usina localizado no Complexo Turístico da Cachoeira com 106 espécies, o Parque de Lavras com 96 espécies e, o Parque Rocha Moutonnée que apresentou 91 espécies de aves silvestres, o que, notadamente, vem causando grande interesse no meio birdwatcher de todo o país e exterior no registro dessas maravilhosas aves que por aqui circulam, movimentando o Ecoturismo de observação, a Educação e Conservação Ambiental das Áreas de Preservação Permanente – APP’s que circundam estes atrativos e acima de tudo, a movimentação econômica que estes visitantes trazem para Salto.

“O birdwatching é uma atividade recreativa que nos aproxima da natureza. Através da observação de pássaros, o amor e admiração pela fauna e flora mostra uma forma eficiente para a conscientização da população em relação ao meio ambiente. É um meio de lazer e descontração, que proporciona conhecer novos observadores e novos lugares.

Hoje em nossa região, o Parque do Lago, é o melhor lugar para praticar o birdwatching, pois é um santuário de pássaros, onde podemos encontrar muitas espécies. O parque está localizado num local de fácil acesso, boa pista de caminhada, sanitários e lanchonete. Passarinhar faz bem à saúde!” – Renato Costa Pinto, observador de aves desde 2017 que se apaixonou por este hobby vendo os amigos que estavam no ramo da observação de aves.

Além do banco de dados da avifauna local, o levantamento da mastofauna (animais terrestres) também se mostrou promissor, totalizando 28 espécies identificadas em nosso município, sendo o último registro adquirido de uma jovem fêmea de Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), tido como vulnerável na Lista Brasileira de Animais Ameaçados de Extinção e que foi resgatada pela Unidade de Resgate de Animais Silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Salto e encaminhada aos cuidados do CRAS Núcleo da Floresta que possui contrato de prestação de serviços com nosso município.

Com estes registros, foi criado o Inventário de Fauna Silvestre de Salto que conta com cerca de 907 espécies registradas, subdivididas entre: Aves, Mamíferos, Répteis e Insetos e, que logo será publicado pelos órgãos ambientais do estado de São Paulo.

Fotos: por Daniel Josué Constantino e Renato Costa Pinto