Novo Centro de Convivência do Idoso é entregue em cerimônia virtual

O espaço foi criado para oferecer acolhimento, proteção, convivência e o fortalecimento da rede de apoio às pessoas idosas

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Ação Social e Cidadania, realizou sexta-feira (6) a entrega do novo Centro de Convivência do Idoso, na Vila Romão. Localizado na rua Guanabara, o espaço conta com uma ampla estrutura para oferecer diversas atividades que vão refletir diretamente na qualidade de vida dos idosos, além de promover a garantia do envelhecimento saudável e ativo da população.
Devido a pandemia, a entrega do prédio foi realizada através de uma cerimônia virtual transmitida pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Salto. Vale ressaltar que as atividades no Centro de Convivência do Idoso só serão iniciadas após esse período de enfrentamento ao coronavírus, com a inauguração oficial realizada pelo governo estadual.
A cerimônia foi conduzida pelo Prefeito Geraldo Garcia, acompanhado do deputado estadual Rodrigo Moraes, do presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiros dos Santos, e do secretário da Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto. A solenidade registrou a presença da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Natália Caroline Batista Macedo, e o representante do Lar Frederico Ozanam, Ana Lúcia Martinhão.
A entrega é uma prestação de contas para finalização do convênio com o Governo do Estado e também foi acompanhada pelos vereadores: Alexandre Martins (Xandão), Álvaro Pacheco, Ezequiel de Souza Damasceno (Kiel), Luiz Carlos Batista e Roberto Natalino Silveira.
A cerimônia virtual contou também com a presença da família da homenageada Paula Fidelis, respeitando as regras de distanciamento e uso obrigatório de máscaras.
O novo espaço tem como objetivo oferecer acolhimento, proteção, convivência e o fortalecimento da rede de apoio às pessoas idosas, para prover cuidados durante o dia, ou parte dele. Serão ofertadas atividades Inter geracionais, cognitivas, físicas e culturais, estimulando o autocuidado, respeitando à singularidade e autonomia da pessoa idosa em atenção ao plano de cuidados individuais, promovendo a convivência, sociabilidade e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O investimento total o Centro de Convivência do Idoso é de R$ 528.281,34 (quinhentos e vinte e oito mil duzentos e oitenta e um reais e trinta e quatro centavos), sendo R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais), repasse liberado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, através de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado estadual, Rodrigo Moraes. O restante do valor é contrapartida da Prefeitura, com recursos próprios.
O espaço conta com uma ampla sala para realização das atividades, uma sala administrativa e banheiros. O ambiente supri, com maestria, uma necessidade que o município de Salto tinha que era um espaço exclusivo destinado a atender o grupo da melhor idade.
Para o secretário de Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, “o novo espaço possibilitará a ampliação do trabalho já oferecido pela Secretaria, referente a qualidade de vida dos idosos saltenses”.
Durante o seu pronunciamento, o Prefeito Geraldo Garcia destacou a importância do espaço para ações voltadas às pessoas da terceira idade. “Este espaço foi uma luta construída em várias frentes e vem ao encontro das necessidades em se ter na cidade, um local exclusivo para ações à pessoa idosa. Este importante espaço se junta às demais ações no entorno, como a melhoria da quadra, cobertura, enfim, um grande centro de lazer voltado à qualidade de vida. Este local será um importante centro de convivência, prevenção, saúde, em uma retomada pós-pandemia”, destacou o Chefe do Executivo.

Sobre a homenageada
A cerimônia foi acompanhada pelos familiares da sra. Paula Rodrigues de Matos Fidelis. Nascida na cidade de Boituva, em 02 de abril de 1932, Paula Fidelis era filha de agricultores e desde cedo aprendeu o valor do trabalho. Foi casada com Lourindo Fidelis, com quem teve nove filhos. Mudou-se com a família para Salto no ano de 1976.
Além de dona de casa dedicada, trabalhou como lavadeira e passadeira em casas de família e também para a Escola Estadual Acylino Amaral Gurgel. Muito ativa, frequentou por muitos anos o Centro de Convivência do Idoso, antigo Cecoi. Por isso, nesta data, este espaço homenageia a Sra. Paula R. M. Fidelis.
A cerimônia de entrega pode ser acompanhada pelo link: https://www.facebook.com/PrefeituradeSalto/videos/609169670033369/?vh=e&extid=ZzBoDLDE78RZwdap&d=n