Novo Ambulatório de Especialidades Médicas é entregue em cerimônia virtual

Os pacientes da rede básica de Saúde do município já contam com um novo espaço, totalmente reformado para o atendimento das Especialidades Médicas. O novo Centro / Ambulatório de Especialidades já está em funcionamento e a entrega oficial foi realizada no último sábado (25). O espaço homenageia o médico saltense, Dr. Flávio Vitale, cirurgião vascular, com mais de 50 anos na Medicina.
A cerimônia transmitida virtualmente, foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e pelos vereadores: Álvaro Pacheco, Ezequiel de Souza Damasceno (Kiel), José Benedito de Carvalho (Macaia) e Vinícius Saudino de Moraes. Também se fizeram presentes, o secretário da Saúde, Fernando Amâncio e equipe da Secretaria. Toda a cerimônia foi realizada respeitando as regras de distanciamento e uso obrigatório de máscaras.
O Ambulatório de Especialidades, no complexo do Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, foi reformado com recursos do governo estadual, na ordem de R$ 572.304,31 (quinhentos e setenta e dois mil, trezentos e quatro reais e trinta e um centavos), sendo R$ 500 mil intermediados pelo deputado estadual Rogério Nogueira; e o valor restante em recursos próprios. Além disso, foram aplicados recursos na ordem de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a compra de equipamentos, intermediados pelo deputado estadual Rodrigo Moraes.
No local foram realizados os serviços de impermeabilização, troca de telhado, cobertura e forro, adaptação de banheiros e acessibilidade, melhorias no sistema elétrico, revitalização de pisos e serviços complementares.
Além do ganho em estrutura física, houve uma pequena alteração na localização, evitando assim, transtornos aos usuários que já utilizam a unidade.
Um novo Ambulatório de Especialidades Médicas era uma das metas desta gestão desde o início da administração. Inúmeras visitas e vistorias foram realizadas pelas autoridades municipais para encontrar uma solução ao espaço abrigava o Ambulatório de Especialidades, adequado às necessidades de profissionais da saúde e usuários.
“É muito simbólico estar aqui neste momento, realizando esta entrega à população. A palavra que reflete este novo espaço é dignidade! Dignidade para os servidores e para pacientes. Este espaço faz parte de ações importantes para à área da saude e a mudança para este novo local possibilitou a ampliação dos leitos que hoje estão sendo utilizados no enfrentamento à Covid-19. Aproveito também para agradecer ao Dr. Flávio Vitale, que com muita competência atuou por mais de 50 anos na medicina em Salto e faz jus a essa memória em vida”, destacou o Chefe do Executivo.
Hoje o Ambulatório de Especialidades Médicas Municipal abriga consultas médicas nas especialidades: alergologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastrenterologia, hematologia, infectologia, medicina do trabalho, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia, urologia. A Unidade também conta com atendimento de serviço social, enfermagem e fonoaudiologia (exame de audiometria).
No 1º quadrimestre de 2020 foram mais de 12 mil atendimentos realizados. O Ambulatório de Especialidades, ao ofertar atendimento médico em 22 especialidades médicas, além de atendimento multiprofissional, permite a resolutividade, dentro do município, de grande parte da demanda própria por atendimento especializado, garantindo atendimento integral do paciente dentro do próprio município.
Este novo local passa a acolher os pacientes e servidores com mais dignidade e isso influenciará diretamente na qualidade do atendimento prestado pela Secretaria da Saúde.
A cerimônia de entrega pode ser acompanhada pelo link: https://www.facebook.com/PrefeituradeSalto/videos/323520192139102/?vh=e&extid=GAAB5Jo2hlxpFvyy&d=n