Devido à repercussão do caso do paciente Davi Ferreira, a Prefeitura de Salto esclarece, em nome da equipe multidisciplinar do Programa de Atendimento Domiciliar “MELHOR EM CASA”, os serviços prestados ao paciente:
O paciente é acompanhado por esta equipe multidisciplinar (médicos/ enfermeira/ técnicos de enfermagem/ nutricionista/ fisioterapeuta/ psicólogo e assistente social) desde 2014 quando tinha dez anos e portador de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, em respiração espontânea via traqueostomia e alimentação via gastrostomia (dieta 100% fornecida pelo MEC) sonda botton/ inicialmente sonda folley.
No início do acompanhamento, o paciente necessitou de internações hospitalares, o mesmo não ocorrendo em anos posteriores, sendo que no último ano nenhuma internação se fez necessária. Intercorrências com a sonda de alimentação foram identificadas no final de 2018 após avaliação da equipe que o assistia.
Quanto à troca do botton, a mesma está sendo providenciada pela Secretaria da Saúde, após a identificação de vazamento no atual equipamento utilizado pelo paciente. A equipe esclarece que, através do constante acompanhamento multidisciplinar foi verificado ganho de peso e aumento do IMC (índice de massa corpórea), o que nos orientou a conduzir a troca da sonda para o tamanho adequado, como preconiza a literatura médica, ou seja, através de avaliação de especialista com medida através de dispositivo próprio para o procedimento.
Assim, todas as medidas necessárias foram tomadas para que não houvesse nenhum prejuízo para o paciente.
A Secretaria da Saúde esclarece que todos os atendimentos ao paciente são registrados pela equipe e acompanhados pela responsável pelo paciente. Desde o início, a Prefeitura de Salto por meio da Secretaria da Saúde, orientou a responsável para que qualquer intercorrência procurasse a Secretaria da Saúde, para a melhor solução da necessidade. É importante ressaltar que até o momento, não houve registro deste caso na Ouvidoria, que é o canal oficial do município para esta e demais questões.
Ainda nesta sexta-feira, uma equipe das Secretarias da Ação Social e da Saúde, deverá realizar uma visita à responsável pelo paciente para dissolução de qualquer dúvida.
A Prefeitura ressalta que como forma eximir qualquer dúvida, está agendando uma reunião entre a equipe da Secretaria da Saúde e da Ação Social e Cidadania e a responsável, para tratar sobre o atendimento prestado ao paciente, pelo Programa Melhor em Casa.
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