Nota de esclarecimento – Caso de meningite

Diante da divulgação em redes sociais, de um suposto caso confirmado de meningite bacteriana em Salto, a Prefeitura esclarece que a informação é falsa.
Na segunda-feira (18), um menino de 2 anos foi internado no Hospital da Unimed. Diante da análise clínica, a criança foi encaminhada ao isolamento com suspeita de meningite bacteriana; diante desta suspeita, a criança foi medicada.
Diante disso, a Vigilância Epidemiológica do município cumpriu o protocolo determinado para este tipo de situação e encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz, amostras coletadas da criança para confirmação ou não do resultado para meningite. O laudo foi expedido nesta quinta-feira (21), com resultado negativo.
A criança permanece internada para observação e deve receber altas nos próximos dias. Além disso, a unidade escolar a qual a criança frequenta já foi informada e comunica aos pais e responsáveis, que não há motivos para pânico.
Semanalmente, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, divulga em site próprio o Boletim Epidemiológico semanal, com informações dos casos de dengue, febre amarela, meningite e sarampo, registrados na cidade; que pode ser consultado através deste link: https://salto.sp.gov.br/?page_id=34795

Mais uma vez, a Prefeitura lamenta que esse tipo de postagem, tenha induzido diversas pessoas a compartilharem informações inverídicas, gerando motivos de preocupação na população.

Compartilhe esta notícia: