Noite Especial marca a abertura da Mostra Coletiva “Artistas Saltenses”

A Biblioteca Pública Municipal sediou na noite de 28/04, a abertura oficial da Mostra Coletiva “Artistas Saltenses”. O projeto idealizado pela Secretaria Municipal da Educação e desenvolvido pelos professores da disciplina de Arte junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, destacou e homenageou a carreira de 22 Artistas Saltenses nos mais diversos segmentos artísticos. Parte do produto final do projeto está exposto na Mostra que prossegue até 26 de maio, no horário de funcionamento da Biblioteca, com entrada franca.

Vale mencionar também que vários artistas estiveram visitando as escolas municipais realizando bate papo com alunos e professores como forma de estudo, inspiração e experiências. A solenidade que contou com a presença de autoridades municipais, homenageados e seus familiares, educadores e toda a comunidade escolar, teve apresentações artísticas especialmente preparadas pelos alunos e professores dos CEMUS IV, V, IX, XIII e da Escola Integral “Professora Maria Constança de Miranda Campos”. Os músicos do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, Célia Trettel e Gilmar de Campos recepcionaram os convidados executando belíssimas composições.

O ponto alto do evento foi a homenagem aos 22 artistas que integram o projeto, os presentes na noite e também in memorian aos que já partiram representados por seus familiares. São eles: Anselmo Duarte, Flávio Pretti, J. Silvestre, Lydia Dotta Lobo, Odmar Amaral Gurgel, Célia Marianno, Carlos Pouza, Eugênio Teribelli, Evandro Schiavone, Faces Ocultas Cia de Dança, Geraldo Cazzamatta, Chicó Ferreira, Idovar Stahl Filho, Lico Valle, Marcelo Pranstetter, Marco Antônio Steffano, Marisa Gil, Odair Prado Zulu, Rodrigo Bixigão, Sandro Bergamo, Silvestre Pereira de Oliveira e Viviane Guerrero.

Os professores de Arte que coordenaram os trabalhos nas unidades escolares foram homenageados e os educadores formadores do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação receberam seus notebooks adquiridos pela Prefeitura. “O projeto amplia as ações de incentivo à produção artística, divulgando para que todos conheçam a história da arte no âmbito municipal de forma prazerosa e envolvente, principalmente no contexto Arte-Educação”, enfatiza a Secretária da Educação, Anna Noronha Fávaro.

A professora formadora de Arte, Débora Santhyago destaca também a fala da professora Maria Guadalupe do CEMUS XIII “Só existe uma maneira de se viver pra sempre: construir memórias e permanecer vivo nas lembranças daqueles que amamos!”.

 

Compartilhe esta notícia: