No último domingo, dia 28 de novembro, o Departamento de Zoonoses de Salto juntamente com a empresa Pet Mogi, realizou a castração de 205 animais, entre cães e gatos, no Centro Esportivo “João Luiz Guarda”.
A empresa contratada contou com grande estrutura para fazer o serviço e trouxe para Salto uma equipe formada por 11 veterinários e nove auxiliares.
O mutirão foi possível após a destinação de recursos através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, cujo montante é oriundo de infrações ambientais. A verba foi aprovada em reunião do CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente).
“Pela primeira vez fizemos uso desse Fundo e também foi inédita a campanha de doação de ração para as ONGs de proteção”, destacou a veterinária Dra. Luciana Soares, acrescentando que o Departamento de Zoonoses promoveu, de janeiro até o momento, cerca de 1.200 castrações, mesmo em ano de pandemia.
Para 2022 estão previstos novos mutirões e o atendimento para dois mil animais.
A veterinária lembra ainda que o serviço ocorreu por 12 horas no domingo, como forma de atender a quem trabalha aos sábados, e sem aglomerações, em vista dos agendamentos prévios.
Segundo Luciana, neste mutirão foram priorizadas as famílias assistidas pelo Bolsa Família.
O trabalho ainda celebrou a doação inédita de ração para a ONG Ajuda Anjos Salto e Associação de Proteção aos Animais de Salto. “A maneira mais transparente é doar às ONGs que distribuem de acordo com a demanda e necessidade”, pontuou a veterinária. “Foram doados um total de 146 kg de ração arrecadados neste mutirão”, acrescentou Luciana.
Os trabalhos foram acompanhados pelo vice prefeito Edemilson Santos, juntamente com o secretário do Meio Ambiente, Oswaldo Dalla Vecchia, o presidente do CONDEMA, Flávio Garcia e o vereador Daniel Bertani.