Museu de Salto está entre as 15 cidades que receberam certificação estadual

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” recebeu na última sexta-feira (20), o certificado do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A certificação foi realizada durante o 10º Encontro Paulista de Museus, realizado em São Paulo. A Secretaria da Cultura de Salto esteve representada pelo coordenador do museu, Adriano Tardoque.

O Cadastro Estadual de Museus é uma ferramenta de política pública para estabelecer padrões e normas para o setor museológico e sistematizar as informações sobre os museus em território paulista, identificando suas condições estruturais e atuando em diálogo com a sociedade para sua qualificação.

Com o Cadastro, o Museu de Salto poderá receber orientações para o desenvolvimento institucional; receber subsídios para estudos e pesquisas sobre os museus paulistas; e ampliar a visibilidade junto ao público estadual.

O Museu da Cidade de Salto foi criado em 1991, pela equipe coordenada por Júlio Abe Wakahara, nome fundamental da museologia paulista e brasileira, trazendo para a instituição o pioneirismo do projeto de museu-percurso em que a cidade se torna um objeto museológico ativo, complementando o acervo que está no museu. Atualmente está em andamento o trabalho de pesquisa para o Plano Museológico, coordenado pela museóloga Cecília Machado, documento fundamental que irá propor bases para o funcionamento e atuação do Museu, consolidando sua missão institucional e social.

“A retomada do conceito de museu-percurso no Plano Museológico, investe na ideia original, atualizando-a em concordância com as transformações ocorridas na cidade nos últimos 30 anos, tanto nos espaços físicos, urbanos e imateriais, quanto na incorporação de novos personagens que em Salto se estabeleceram”, destacou o coordenador.

Compartilhe esta notícia: