Ao todo foram 04 encontros e contou com um público estimado de 300 participantes
A Prefeitura da Estância Turística de Salto, através da Secretaria da Cultura realizou a Semana
#SonharOMundo, nos dias 9 a 12 de dezembro. O evento contou com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM- SP), com as organizações sociais Associação Cultural de Apoio aos Museus (ACAM) da casa de Portinari, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), e com o apoio da SP Escola de Teatro.
Ao todo foram 04 encontros que contribuíram com as aproximações entre o público e a construção do conhecimento que contemplou a cidadania e ampliou noções de Cultura, Arte e Educação, e teve como público estimado 300 participantes.
A programação começou com o Painel “Práticas Inclusivas em Cultura, Arte e Educação”, com os convidados Anderson Nascimento, representante da APAE Sorocaba/SP, Fernando Matos Baragão e Meiriely Rodrigues, professores de arte da APAE Salto/SP, e teve como mediador Lucas Gonzaga, coordenador do Museu da Cidade de Salto. O encontro abordou um conjunto de ações que combatem a exclusão por meios de práticas artísticas co-pedagógicas no contexto de ensino da dança e do teatro.
No segundo dia da Semana Sonhar O Mundo, o Museu recebeu os ilustríssimos convidados: Prof. Dr. Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, e o Prof. Dr. José Simões, para uma mesa especialíssima que versa sobre o tema “Cultura como Direito”. Esse encontro apresentou o trabalho primoroso de dois profissionais que tem uma carreira na formação artística de abrangência estadual e nacional com suas pesquisas sólidas no estudo da comunidade.
Já no terceiro dia, a programação contou uma apresentação única do espetáculo Musical “O Jardim da Meia Noite”, que faz parte do Circuito SP, onde Salto foi comtemplado. O espetáculo relatou a história de Tom, um garoto que é mandado contra sua vontade, para a velha mansão onde vivem seus tios, a fim de escapar do contágio de sarampo que seu irmão menor contraiu. Depois de uns poucos dias de absoluto tédio, a quarentena de Tom se transforma numa aventura, quando um velho relógio leva o garoto a uma outra dimensão em que novas descobertas o deixarão maravilhado. Completamente entusiasmado com tudo que esse novo lugar oferece, ele conhece uma solitária garota, a Tita, com quem trava uma amizade que nos leva a refletir sobre o passar do tempo, a importância da compaixão e da alegria fundamental de se ter com quem contar.
Para encerrar a Semana Sonhar o Mundo, a Cia Trump apresentou o espetáculo “A Refeição”. O Espetáculo mostrou a história dos tradicionais vendedores de pipocas, destes que vendem nas portas dos teatros, mas que muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de entrar para conhecer este lugar mágico. Dizem que a hora da refeição é uma hora sagrada, e para Filomeno esta é também a melhor hora do dia. “A Refeição” nos fez refletir sobre o tempo que nós temos dedicado às horas que considerávamos sagradas. Lutando contra o tempo este atrapalhado vendedor de pipocas só tem uma única vontade, realizar sua refeição.