Neste mês de junho, o Museu da Cidade de Salto abre a exposição de arte contemporânea “Sobre Sub Solo”, da artista Andrea Mendes, que convida o público a interagir com a arte por meio de sua “cartografia dos afetos”, representada por pipas (símbolo da exposição), solos, mapas e histórias da vida e dos caminhos da artista.
Na exposição, a artista celebra narrativas de resistência em territórios de luta, cartografias afetivas que emergem das memórias das mulheres, dos quilombos e dos solos por onde elas caminham e constroem suas histórias.
“Sobre Sub Solo” cria referências e traz para a exposição o Quilombo do Cafundó, por meio de registros e depoimentos colhidos pela artista durante sua imersão naquele território de resistência. O espaço é representado por uma delicada construção criativa em que, entre afetos e aflições, a artista celebra a alegria de ser parte de um grande coletivo em luta por libertação. A curadoria é de Sônia Fardin.
A mostra conta com mediação educativa para receber escolas, projetos, grupos e visitantes em geral. Além disso, a exposição prevê recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legendagem e obras táteis, garantindo que todos possam desfrutar da experiência artística. Agendamentos podem ser feitos via e-mail para sobresubsolo@gmail.com ou pelo telefone (19) 99118-0337.
Exposição “Sobre Sub Solo”
- Local: Museu da Cidade de Salto – Rua José Galvão, 104 – Centro – Salto/SP
- Data: até 30 de junho
- Horário: das 9h às 17h, de terça a domingo
- Mais sobre a exposição: https://www.instagram.com/sobresubsolo/
Abertura – A abertura da exposição aconteceu nesta quinta-feira (06), às 10h, na Casa da Memória Negra, no Museu da Cidade de Salto, e contou com uma performance da artista.
Compartilhe esta notícia: