Mesmo com apenas sete casos no ano, Salto reforça orientação de combate ao aedes aegypti

Apesar de ter registrado apenas sete casos de dengue em 2017, contra os 276 confirmados no ano anterior, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, tem reforçado as visitas e orientações realizadas pelos agentes de endemias em todo o município. A ação tem como objetivo evitar o desenvolvimento larvário do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, até o dia 5 de dezembro foram registrados 493 casos com suspeita de dengue, porém somente sete desses casos apresentaram resultado positivo para a doença. No mesmo período de 2016, foram registrados mais de 550 casos suspeitos, sendo 276 casos confirmados positivos.

Segundo o Secretário da Saúde, Flávio Vitale, embora o município não apresente um índice elevado de casos confirmados em 2017, a condição climática esperada para os meses de verão torna-se mais favorável à proliferação das larvas, necessitando que os cuidados sejam reforçados para prevenir os focos de Dengue, como locais com acúmulo de água onde o mosquito transmissor da doença possa se reproduzir.

“É importante que a população tenha consciência do seu papel no combate ao mosquito Aedes Aegypt, que hoje transmite a Dengue, a Zika e a Chikungunya, além de ser um possível vetor para a Febre Amarela. O trabalho realizado pelos Agentes de Saúde de porta em porta, a vistoria dos imóveis, reforça as orientações e atende os casos mais críticos, mas é a sensibilidade da população no dia a dia que fará com que o mosquito seja combatido efetivamente. O trabalho é conjunto, comunidade e Prefeitura”, destacou.

Além disso, a Secretaria da Saúde realiza, desde 2012, o monitoramento semanal das notificações dos casos de dengue e outras arboviroses, em um encontro com uma equipe multidisciplinar que compõe a Sala de Situação de Dengue do município.